Foi formalizada a doação, ao Arquivo Distrital do Porto, de um conjunto documental respeitante à atividade de uma cooperativa cultural portuense, denominada Cooperativa Confronto.

Esta documentação é o resultado de uma recolha de documentos e testemunhos que permite, de forma detalhada, a reconstituição da vida de uma instituição, com existência entre 1966 e 1972, e com o objetivo de criar “oportunidades de diálogo e confrontação das diversas tendências e opiniões que devam ser consideradas como progressistas, com a finalidade de possibilitar uma ação comum, evitando o partidarismo ou confessionalismo teórico ou prático”. Trata-se, por conseguinte, de documentação relevante para a história política e cultural do Porto nos anos 1960/1970. Além da estrita relevância informacional para efeito de investigação, estes documentos constituem ainda um testemunho humano notável, deixado por uma geração de cidadãos que, não se conformando com a adversidade, lutou ativamente pela liberdade.
O tratamento técnico da documentação foi enquadrado no plano de atividades 2015-16. Quando estiver disponível para consulta, será comunicado nos canais de divulgação do ADP.

Porto, 20 de fevereiro de 2015

SCROLL TO TOP