Mostra integrada na 1.ª visita do OpenHousePorto ao ADP 2022 

 

Vitrine 1 Edifício  

Alvará de D. Filipe II sobre a edificação do Mosteiro de S. Bento da Vitória

PT/ADPRT/MON/CVSBVTR/0001/00003

Alvará de D. Filipe II que valida o “… contrato entre os vereadores e oficiais da Câmara do Porto, e o Abade e mais Religiosos de S. Bento da Vitória ...” para a edificação do Mosteiro. Este documento está precedido duma petição de prorrogação do prazo para a construção do Mosteiro, e está seguido duma provisão de confirmação do contrato que se fez com a câmara sobre a compra das casas para edificação deste Mosteiro. Fundo: Convento de São Bento da Vitória.

  

Planta do Quartel Militar de S. Bento

PT/ADPRT/AC/RMN/03-04/0003/00022

Data dos anos 60 do séc. XX e contém os vários serviços e unidades distribuídos pelos pisos do edifício. Fundo: Região Militar do Norte, Serviço de Fortificações e Obras Militares.

  

Vitrine 2 Arquitetos e Artistas

Contrato ante-nupcial de casamento de Nicolau Nasoni com Isabel Castriotto Riccardi

PT/ADPRT/NOT/CNPRT08/001/0185, fls 186

Nicolau Nasoni foi um artista, decorador e arquiteto italiano que desenvolveu grande parte da sua obra em Portugal, sendo de grande relevância a obra que deixou na cidade do Porto. Casou, a 31 de Julho de 1729, com D. Isabel Castriotto Riccardi, fidalga napolitana, que viria a falecer um ano mais tarde (1730), muito provavelmente na sequência de complicações no parto do seu filho José.

Fundo: 8.º Cartório Notarial do Porto. 

 

Registo de batismo de Marques da Silva

PT/ADPRT/PRQ/PPRT10/001/0027 – assento n.º 137, fl. 68 v

Considerado uma das principais figuras da arquitetura do Porto, José Marques da Silva nasceu no n.º 113 da Rua de Costa Cabral, no Porto, a 18 de outubro de 1869.

O registo do seu batismo pode ser localizado no fundo da paróquia de Paranhos.

 

Agenda e lornhão

PT/ADPRT/PSS/FXE

Pertencem ao fundo doado pela família de Francisco Xavier Esteves, engenheiro responsável pelo projeto da Livraria Lello.

  

Vitrine 3 Plantas  

Planta da fachada do Cinema Batalha

PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-B/192/00004

Processo referente ao cinema Batalha, contendo projetos de alteração e reconstrução do cinema.

Fundo: Governo Civil do Porto. 

 

Pormenores de construção relativos a projeto de móveis da cozinha

PT/ADPRT/AC/FFH-SAALN/OPT-ZIPRT_SVT/004/08.134.001

Pertence ao subfundo Serviço de Apoio Ambulatório Local/Zona Norte_SAAL/N, dependente do Fundo de Fomento da Habitação criado no ano de 1969 e extinto em 1982.

O arquiteto responsável pela brigada técnica da Zona de intervenção do Porto - São Victor foi Álvaro Siza Vieira.

 

Planta do Mercado Ferreira Borges

PT/ADPRT/JUD/TRPRT/143/06413

Cópia da planta cadastral do projeto de mercado coberto no terreno não edificado pertencente ao Banco Ultramarino, compreendido entre as ruas das Congostas, D. Fernando e Ferreira Borges (atual Mercado Ferreira Borges), no espaço do antigo Convento de S. Domingos. Parte integrante de processo de expropriação (apelação cível) do fundo do Tribunal da Relação do Porto.

 

Mercado Ferreira Borges

PT/ADPRT/EMP/NP/0014/00059

Fotografia pertence ao fundo do Norte Popular, Jornal regionalista de cariz popular, datado dos anos 70-80, do século XX, cujo arquivo foi doado pela Universidade Popular do Porto.

 

 

Maquete do projecto de Vieira de Lima para Mercado Ferreira Borges

PT/ADPRT/EMP/NP/0014/00134

Fotografia pertence ao fundo do Norte Popular, Jornal regionalista de cariz popular, datado dos anos 70-80, do século XX, cujo arquivo foi doado pela Universidade Popular do Porto. 

 

Vitrine 4 Curiosidades

 

Alpercatas em madeira

PT/ADPRT/ASS/LPPS/DIR/013-006/000271

Par de alpercatas/alpergatas em madeira, afixadas por parafusos metálicos em suporte para pendurar horizontalmente, em madeira e cortiça. Produzidas na sequência da Campanha do “Pé de descalço”, inserem-se no fundo da Liga Portuguesa de Profilaxia Social. 

 

Tombo dos bens, rendas, e Igrejas do Mosteiro de Grijó

PT/ADPRT/MON/CVSSGVNG/001/0015

Mandado fazer por D. Pedro I em 1365, este livro é conhecido pelo nome de "Livro das campainhas", por ter sinetas desenhadas na margem dos fólios, junto à menção de cada igreja. De realçar que todo ele é feito em pergaminho.

Fundo: Convento de São Salvador de Grijó.

 

Carta da diretora relativa à receção de crianças no dia 20 de março de 1852

PT/ADPRT/ACD/CRPRT/AE/001/21956

Processo de Margarida Rosa Clara: bilhete e sino de Salomão de chumbo enfiado num atilho de morim branco.

Fundo: Casa da Rosa do Porto. 

 

A grande catástrofe do Teatro Baquet: narrativa fidedigna do terrível incêndio occorrido em a noite de 20 para 21 de março de 1888, precedida da história do teatro

PT/ADPRT/COL/CDAC/014/019/01782

Edição original coordenada por Jaime Filinto e ornada com cinco magníficas fototipias reproduzindo as ruínas do teatro, interior e exteriormente. Inclui vários recortes de jornal colados e 4 soltos, todos com notícias sobre o incêndio do Teatro Baquet.

Fundo: Coleção de documentos das artes cénicas.

 

 

SCROLL TO TOP