Consulte os nosso vídeos de AJUDA feitos, no contexto da Formação de Utilizadores: Como pesquisar no novo DigitArq.
Os vídeos estão disponíveis no nosso canal do Youtube em: https://www.youtube.com/playlist?list=PL-28Sz0qRQz0FO9Oscnf9s7t3T4RnOEHe 
 

Porto, 8 de julho de 2025

 

 
Convite – Semana Internacional dos Arquivos 💙💚
Tema 2025: Arquivos Acessíveis, Arquivos para Todos
 
De 9 a 13 de junho, junte-se a nós para celebrar a Semana Internacional dos Arquivos – uma oportunidade única para conhecer de perto o trabalho dos arquivos e refletir sobre a importância do acesso à informação como um direito fundamental.
 
Sob o lema “Arquivos acessíveis, arquivos para todos”, organizámos uma programação aberta e inclusiva que pretende aproximar os cidadãos da memória coletiva e valorizar o papel social dos arquivos.
 
Selecione a atividade e inscreva-se através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
9 de junho
> Dia Aberto (identifique: 10:00 ou 13:30): percurso pelos serviços de Arquivística, Conservação e Restauro e Transferência de Suporte/Digitalização/Controlo de Qualidade de Imagens (quem somos e o que fazemos)
> Visita orientada à mostra "Arquivos de Perdição" (identifique o seu horário preferencial: 12:00 ou 15:00)
N.º máximo de participantes: 10 por visita
 
12 de junho
> Consultório no Arquivo (escolha a hora, entre as 10:00 e as 15:00, e a modalidade presencial ou on-line)

Participe na iniciativa que permite a colecionadores e detentores de arquivos pessoais e familiares esclarecimentos pontuais e personalizados a questões sobre organização e preservação de arquivos. Cada consulta terá a duração de aproximadamente 30 minutos. N.º máximo de participantes: 7

13 de junho
> Pesquisar no novo DigitArq (formação de utilizadores), às 10:30.
 
Atividades sem  necessidade de inscrição prévia:
11 de junho
> Hora dos Fundos, às 16:00: Fontes de Amor e Memória: no Arquivo com Camilo Castelo Branco e Ana Plácido (oradoras: Teresa Araújo, do Arquivo da Casa de Camilo | Mariana Silva, autora da tese "Sair da Sombra... nos passos de Ana Augusto Plácido", com moderação de Sérgio Veludo, Presidente da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto)
 
Programa: (clique na imagem para ampliar)
 
 
 Porto, 31 de maio de 2025
 

Em 2025, o Consultório no Arquivo manter-se-á nos formatos presencial e online.

Assim, os interessados em obter uma orientação ou um esclarecimento sobre tratamentos técnicos de arquivo ou de conservação preventiva poderão contactar-nos pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e solicitar um agendamento de 30 minutos ou uma hora, dentro do horário de abertura ao público do ADP (segunda a sexta-feira, entre as 9:30 e as 16:00, incluindo à hora de almoço).

Os pedidos devem ser submetidos com um mínimo de 15 dias de antecedência e as consultas continuam a ser gratuitas.

Para conhecer mais sobre o projeto Consultório no Arquivo, veja AQUI

Para se inscrever, descarregue o formulário AQUI.

 Porto, 4 de janeiro de 2024
 

Comunicamos que o Arquivo Distrital do Porto encerrará no dia 17 de abril, a partir das 12:45, por ter sido concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, nos institutos públicos e nos serviços desconcentrados da administração central.

Aviso DR: ver AQUI

 

Porto, 17 DE ABRIL DE 2025

 

 

No contexto das celebrações nacionais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, o Arquivo Distrital do Porto propõe um “percurso documental”, focado não apenas em aspetos da vida pessoal e familiar do escritor, mas também nas suas relações com amigos, contemporâneos e outros escritores do Romantismo.

São documentos que, ao retratar lugares, relações e emoções, compõem cenários vividos pelo autor, ao mesmo tempo que propõem uma reflexão sobre a relevância dos arquivos não apenas como fontes primárias e únicas de informação, mas também como meios para resgatar e compreender as diversas “viagens” que fazem parte da memória coletiva de uma nação.

A mostra estará patente ao público, no Serviço de Referência do ADP, de 29 de março a 13 de junho, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9:30 e as 15:30 ininterruptamente.
 
 

Porto, 3 de abril de 2025

 

 
SCROLL TO TOP