Desde julho, decorre no Arquivo Distrital do Porto (ADP) um projeto de digitalização apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que permitirá disponibilizar um milhão de imagens em linha, para consulta e descarregamento gratuitos.
No caso do ADP, a digitalização abrange diversos fundos documentais, entre os quais o fundo do Governo Civil do Porto, vários fundos Monásticos, Notariais e documentação do Cabido da Sé do Porto, entre outros. O objetivo é diversificar a oferta de conteúdos, atendendo aos diferentes perfis de utilizadores do Arquivo.
Até 31 de outubro, já foram capturadas 2 940 unidades de arquivo, produzidas 303 796 imagens e, após controlo interno de qualidade, disponibilizadas ao público 48 708 imagens.
As primeiras imagens publicadas no âmbito deste projeto incluem, essencialmente, documentação do fundo do Governo Civil do Porto, nomeadamente:
-
Estatutos das Associações do Distrito – 429 unidades de arquivo;
-
Registos de correspondência expedida (PT/ADPRT/AC/GCPRT/F/018) – 36 unidades de arquivo;
-
Registo de alvarás (PT/ADPRT/AC/GCPRT/J/021) – 45 unidades de arquivo;
-
Registos de licenças para espetáculos públicos (PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-B/088) – 7 unidades de arquivo;
-
Contratos com artistas ou companhias (PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-B/194) – 3 unidades de arquivo;
Ainda, durante o mês de outubro, foram disponibilizadas 24 unidades de arquivo, provenientes de fundos monásticos, designadamente da Comenda de Águas Santas (PT/ADPRT/MON/CSMASMAI), do Convento de Santo Agostinho da Serra, em Vila Nova de Gaia (PT/ADPRT/MON/CVSASVNG), e do Convento de São Domingos do Porto (PT/ADPRT/MON/CVSDPRT).
Paralelamente, prossegue o projeto de digitalização em cooperação com a FamilySearch, que permitirá disponibilizar os livros de notas e escrituras diversas dos Cartórios Notariais do Distrito do Porto.
De referir ainda que, até 30 de setembro de 2025, o ADP já havia disponibilizado 538 598 novas imagens digitais.
Estes projetos representam um grande desafio técnico e organizacional, exigindo um trabalho de equipa rigoroso e articulado. A empresa responsável assegura a captura e produção sistemática das imagens, enquanto à equipa do Arquivo Distrital do Porto cabe a preparação física dos documentos, o tratamento técnico documental, o controlo de qualidade por amostragem e a integração e disponibilização em linha dos conteúdos.
Porto, 10 de novembro de 2025


