Em 2021, graças aos nossos serviços em linha, pudemos manter o serviço ao dispor dos nossos 108 694 utilizadores remotos (dados Google Analytics para 2021) quase sem restrições, tendo sido registadas 3 332 627 visualizações de páginas só a partir dos nossos dois sites institucionais: http://www.adporto.dglab.gov.pt/ e https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/.

 

Enquanto arquivo histórico, e no sentido de consolidar e promover a nossa missão de salvaguarda e divulgação do património arquivístico custodiado publicámos, em 2021, mais 607 062 novas imagens e disponibilizámos mais 37 467 registos descritivos novos. Também cerca de 136 885 registos foram requalificados e/ou revistos.
Com este incremento, passámos a ter disponíveis para consulta pública em linha 448 302 registos descritivos e 4 662 199 de imagens, que tanto podem ser consultadas como descarregadas gratuitamente.
Noventa anos após a nossa criação, continuámos a aliar os direitos à memória e à investigação e a intervir nos nossos cerca de 839 fundos documentais tendo por fim o seu sistemático tratamento, preservação e comunicação, através de representações descritivas estruturadas e normalizadas, com vista a servir os mais diversos fins e motivações de quem nos consulta.

E dado que somos o resultado das ações da humanidade, o mais natural é que não paremos de crescer!

 
 
 
 

Porto, 9 de fevereiro de 2022

 

Norma DGS N.º 015/2020 de 24/07/2020

COVID-19 Isolamento e Rastreio de Contactos
Atualizada em: 24/01/2022

As atuais normas de isolamento dependem se é contacto de alto ou baixo risco e também da gravidade dos sintomas – ligeiros ou graves. São também clarificados os procedimentos relativos à emissão da Declaração Provisória de Isolamento, documento que é “suficiente para a aplicação do isolamento profilático aos contactos de alto risco”.
Aceda aqui à norma atualizada em 24-01-2022 ou à sua versão áudio, de 31-01-2022.

Porto, 8 de fevereiro de 2022

Em 2022, o Consultório no Arquivo manter-se-á nos formatos presencial e online.

Assim, os interessados em obter uma orientação ou um esclarecimento sobre tratamentos técnicos de arquivo ou de conservação preventiva poderão contactar-nos pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e solicitar um agendamento de 30 minutos ou uma hora, dentro do horário de abertura ao público do ADP (segunda a sexta-feira, entre as 9:30 e as 16:00, incluindo à hora de almoço).

Os pedidos devem ser submetidos com um mínimo de 15 dias de antecedência e as consultas continuam a ser gratuitas.

Para conhecer mais sobre o projeto Consultório no Arquivo, veja AQUI

Para se inscrever, descarregue o formulário AQUI.

 
 

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