25 ANOS > 25 TEMAS

Tema 8 – Memórias da Escola Prática Comercial Raul Dória

O regresso às aulas marca sempre o início de um novo ciclo e é um bom pretexto para divulgarmos algumas memórias de uma Escola Prática Comercial que funcionou, durante 62 anos, entre 1902 e 1964, na cidade do Porto. O arquivo da instituição foi doado ao Arquivo Distrital do Porto em 1965. 

A Escola começou a sua atividade a partir da iniciativa particular de Raul Dória, que, com apenas 24 anos, passou a ministrar as disciplinas de Comércio e Caligrafia numa sala da sua própria casa. A 30 de novembro de 1902, porém, a Escola instala-se numa casa da rua do Bonjardim, adotando a designação de Escola Prática Comercial Raúl Dória, vocacionada para o ensino técnico comercial. Em 1904 muda-se para a rua Fernandes Tomás, mas o seu crescimento obriga a uma nova mudança, a 9 de Outubro de 1907, para o palacete das Lousas, na rua Gonçalo Cristóvão, n.º 189 e 191. Teve ainda uma secção feminina no n.º 28 da praça da Trindade.

Considerada a primeira escola do género na Península Ibérica e baseando-se nos métodos de instituições europeias e americanas, coloca a tónica no ensino prático para o qual possuía excelentes instalações e material didático próprio. Entre o conjunto dos cursos lecionados destacava-se o de Empregado de Escritório, de Guarda-Livros e de Caixeiro Viajante. A escola recebia alunos externos e internos e ministrava cursos noturnos, de férias e por correspondência.

Estabelecimento único em Portugal, a Escola informava as famílias dos alunos quanto aos resultados obtidos, através de boletins trimestrais, mensais e diários (no caso dos mais incumpridores), disponibilizava edições de obras mais baratas, através de uma tipografia própria, permitia o acesso às bibliotecas da Escola e, no final do curso, apoiava ativamente os diplomados na procura de emprego.

 

Documentos em exposição

 

Álbum de recortes

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/DIR/001

Trata-se de uma série factícia organizada por critérios subjetivos e produzida fora do contexto orgânico-funcional da instituição que contém recortes de imagens de professores, alunos, espaços e equipamentos da escola, eventos, entre outros.

 

Manuais Escolares

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/LIV-B/047/0127

A Escola tinha uma tipografia própria e apoiava os alunos com a edição de manuais mais baratos. Ainda é possível consultar os seguintes manuais: Aritmética Prática; Escrituração Comercial; Escrituração e Economia Doméstica; Escrituração de Seguros; Noções Especiais de Comércio; Noções Gerais de Comércio; Verbetes e Folhas Móveis e Vocabulários Comerciais em Francês- Português e Português - Francês (17 livros).

 

Hino da Escola Raul Dória

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/DIR/004/0003

Pautas de música contendo o Hino da Escola Prática Comercial Raul Dória, para flauta, primeiro e segundo violinos.

 

 

Regulamentos Internos

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/DIR/008/0003

Regulamento interno para os alunos externos e deveres a cumprir no dormitório.

 

 

Anúncio publicitário da instituição

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/DIR/007

Identifica a oferta formativa disponibilizada pela Escola.

 

Divulgação de evento comemorativo

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/DIR/005/0003

A comemoração dos seus aniversários era um momento social importante para a Escola que, nestas ocasiões, abria as suas instalações à população, através da promoção de bailes e de outras iniciativas.

 

Caderneta escolar de um aluno

PT/ADPRT/EMP/EPCRD/SEC-B/018

Contém o registo de informações pessoais, notas e observações da vida escolar do aluno durante a sua frequência do ensino liceal. As mais recentes, com esta, contêm também a fotografia do aluno.

 

SCROLL TO TOP