25 ANOS > 25 TEMAS

Tema 4 – Festas populares e Romarias

As romarias e festas populares têm deixado, ao longo dos anos, várias evidências nos fundos documentais dos arquivos portugueses e, num país cheio de tradições como o nosso, são várias as festas e romarias que se realizam todos os anos.

Para além das evidências da realização de várias romarias e festas populares, também é possível localizar documentação relacionada com pedidos de licenciamentos de atividades profissionais ligadas à animação dos recintos, denúncias de moradores devido ao ruído ou exposições de práticas que atentavam contra a saúde pública.

Assim, desde folhetos, licenças, documentos contabilísticos, queixas, denúncias e até um abaixo-assinado contra o cancelamento das Festas de S. Bartolomeu, devido à peste bubónica, são incontáveis as provas documentais que podem ser pesquisadas no Arquivo Distrital do Porto relativas a este tema.

 

 Documentos em exposição

 

Folhetim promocional das Festas a Santo António

PT/ADPRT/COL/CDAC/017/015/01324

Libreto de 11 páginas com as Coplas de "Festas a Santo António em Lisboa: coros, coplas, desgarradas, fados e cançonetas da aplaudidíssima revista em 3 actos e 12 quadros", da autoria de Penha Coutinho e Álvaro Cabral, com música de Tomás del Negro e Luís Filgueiras.

 

Livro de despesas das Festas de S. João das Fontainhas

PT/ADPRT/AC/GCPRT/J-C/049/0459

Este livro contem as despesas efetuadas durante as Festas de S. João das Fontainhas dos anos de 1927 a 1929.

   

Normas a observar nas festas das Fontainhas entre 9 e 30 de junho de 1959

PT/ADPRT/AC/GCPRT/F/141/0055

Despacho e Procedimentos para solicitar a autorização para a realização de “folguedos” nas noites de Santo António, S. João e S. Pedro, integrados nos processos de correspondência referentes à realização de festas populares, assembleias gerais e diversas reuniões do Governo Civil do Porto.

 

   

Abaixo-assinado contra o cancelamento de uma festa popular

PT/ADPRT/AC/GCPRT, maço 3081

Este documento está integrado no maço relativo ao surto de peste bubónica de 1899 e diz respeito ao cancelamento das Festas de S. Bartolomeu, que todos os anos se realizam, em Baião, a 24 de agosto.

 

Denúncias sobre práticas que atentavam contra a saúde dos frequentadores de Festas e Romarias

PT/ADPRT/ASS/LPPS/DIR/013-031/0485

A Liga Portuguesa de Profilaxia Social interveio junto do Governo Civil do Porto, no sentido de impedir a prática de consumo de uma beberagem feita a partir de cordão umbilical, bem como outras práticas contra a saúde pública.

 

 

SCROLL TO TOP