Boas Festas!
A Equipa do ADP deseja a todos os seus leitores e amigos umas festas muito felizes.
Encerramento dos serviços
Dando cumprimento ao despacho n.º 15953/2012, informamos que os serviços do ADP estarão encerrados nos dias 24 e 31 de dezembro de 2012.
Últimas incorporações
Nos dias 4 e 6 de dezembro, realizaram-se as incorporações da 1.ª e 2.ª CRC de Vila Nova de Gaia e da 1.ª CRC do Porto (paróquias de Bonfim, Campanhã e Administração do Concelho). Ao todo, foram incorporadas 679 novas unidades arquivísticas das séries de batismos, casamento, óbitos e legitimações até 1911.
CONCERTO DE NATAL NO ADP
A Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto promove, no dia 19 de dezembro, às 21h00, a 3.ª edição do Concerto de Natal, este ano, com a participação dos coros de S. Bento (Igreja de S. Crispim) e Vox Populi (Escola Secundária de São Pedro da Cova).
O repertório incidirá sobre música litúrgica, tradicional e popular, de âmbito internacional. A entrada é livre.
O repertório incidirá sobre música litúrgica, tradicional e popular, de âmbito internacional. A entrada é livre.
Fundos Paroquiais do Concelho de Amarante Online
Temos o prazer de informar os nossos utilizadores que se encontram disponíveis para consulta on-line TODOS os registos de batismos, casamentos e óbitos das 41 paróquias do concelho de Amarante, custodiados por este Arquivo Distrital.
Embora menos expressivos mas igualmente relevantes, foram ainda disponibilizadas todas as restantes séries paroquiais de cada uma das freguesias deste concelho, tais como o rol de crismados, sentenças, legados, entre outras.
São, ao todo, 2245 as unidades arquivísticas que podem ser consultadas gratuitamente através da nossa aplicação CRAV.
Para facilitar a pesquisa e localização dos documentos no CRAV, deixamos aqui uma imagem com a listagem das paróquias de Amarante, respetivos códigos de referência e datas limites da documentação.
Embora menos expressivos mas igualmente relevantes, foram ainda disponibilizadas todas as restantes séries paroquiais de cada uma das freguesias deste concelho, tais como o rol de crismados, sentenças, legados, entre outras.
São, ao todo, 2245 as unidades arquivísticas que podem ser consultadas gratuitamente através da nossa aplicação CRAV.
Para facilitar a pesquisa e localização dos documentos no CRAV, deixamos aqui uma imagem com a listagem das paróquias de Amarante, respetivos códigos de referência e datas limites da documentação.
Implantação da República
Para assinalar mais um aniversário da implantação da República Portuguesa, convidamos os nossos utilizadores a visitarem a página que criámos em 2010 para comemorar o centenário do evento.
Aí poderá aceder às reproduções digitais e respetivas descrições técnicas de muitos documentos da época, custodiados por este Arquivo Distrital.
Para aceder à página, clique AQUI
Aí poderá aceder às reproduções digitais e respetivas descrições técnicas de muitos documentos da época, custodiados por este Arquivo Distrital.
Para aceder à página, clique AQUI
Nova versão MIP
Divulgamos aqui a mais recente versão (1.0) do MIP (Metainformação para a InteroPerabilidade), com as alterações referentes à MEF.
Para ver o documento, clique AQUI.
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O ADP vem por este meio comunicar o novo contacto telefónico de que passou a dispor:
Novo número: (+351) 220 046 200.
Poderá ainda continuar a contactar-nos pelo n.º de telefone (+351) 223 395 170, através do fax n.º (+351) 223 395 179 e por e-mail (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.). Informamos ainda que os pedidos destinados à sala de leitura serão considerados prioritários quando submetidos pelo CRAV.
Aprovação de candidatura de projeto do ADP à Fundação Calouste Gulbenkian
Trata-se de relatórios diários remetidos pela diretora da Roda do Porto ao responsável pela instituição (Santa Casa da Misericórdia e Câmara Municipal do Porto), entre 1813 e 1884 (com algumas lacunas cronológicas), que geralmente incluíam apensos diversos documentos, e mesmo pequenos objetos (soltos e/ou suspensos): papéis encontrados com cada uma das crianças entregue à guarda da instituição, por vezes também objetos encontrados com a criança (fitas, panos, medalhas, crucifixos, fios de contas, pagelas e outras estampas, etc.). Ao todo são aproximadamente 6300 processos, com cerca de 31500 peças.
Por se tratar de documentação em risco, com processos muito deteriorados e com necessidade de uma intervenção direta, predispõe-se o ADP a tratar desse conjunto documental na totalidade; porém, a digitalização e a disponibilização via web, durante o ano de 2013, será parcial e incidirá sobre 30% da documentação, mais precisamente a que se encontra mais degradada, correspondente a 60 maços, com c.1800 processos, num total aprox. de 5800 imagens digitais acessíveis (o que perfaz c.9000 peças digitalizadas, algumas agrupadas numa mesma imagem, dada a sua dimensão).
No final do projeto, o público poderá aceder remotamente às descrições e às reproduções digitais através do sítio do ADP (www.adporto.pt) e poderá efetuar pedidos de consulta, pesquisa e reprodução, usando as funcionalidades do serviço de leitura e referência virtual (CRAV). Os documentos originais ficarão reservados apenas a circunstâncias excecionais (projetos de investigação, que atestem documentalmente a necessidade de consulta dos documentos originais). As matrizes serão preservadas digitalmente através da sua integração no repositório institucional da DGARQ (RODA) e no Portal Português de Arquivos.
Por se tratar de documentação em risco, com processos muito deteriorados e com necessidade de uma intervenção direta, predispõe-se o ADP a tratar desse conjunto documental na totalidade; porém, a digitalização e a disponibilização via web, durante o ano de 2013, será parcial e incidirá sobre 30% da documentação, mais precisamente a que se encontra mais degradada, correspondente a 60 maços, com c.1800 processos, num total aprox. de 5800 imagens digitais acessíveis (o que perfaz c.9000 peças digitalizadas, algumas agrupadas numa mesma imagem, dada a sua dimensão).
No final do projeto, o público poderá aceder remotamente às descrições e às reproduções digitais através do sítio do ADP (www.adporto.pt) e poderá efetuar pedidos de consulta, pesquisa e reprodução, usando as funcionalidades do serviço de leitura e referência virtual (CRAV). Os documentos originais ficarão reservados apenas a circunstâncias excecionais (projetos de investigação, que atestem documentalmente a necessidade de consulta dos documentos originais). As matrizes serão preservadas digitalmente através da sua integração no repositório institucional da DGARQ (RODA) e no Portal Português de Arquivos.
Sessão MEF: Documentos de trabalho
No seguimento da sessão de trabalho “No trilho da interoperabilidade semântica: desenvolvimento e utilização da Macroestrutura Funcional (MEF)”, divulgamos aqui os documentos de trabalho apresentados no ADP, no dia 20 de junho.
Para consultar, clique em:
Ficheiro Apresentação MEF
Estrutura MEF
Ficheiro Apresentação MEF
Estrutura MEF
FORMAÇÃO MEF NO PORTO
Realiza-se no Arquivo Distrital do Porto, já no próximo dia 20 de junho (quarta-feira),a sessão de divulgação: “No trilho da interoperabilidade semântica: desenvolvimento e utilização da Macroestrutura Funcional (MEF)”.
A Macroestrutura Funcional é um instrumento de apoio à elaboração de planos de classificação para organismos da Administração Pública que subscrevam valores de interoperabilidade. Desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi publicamente disponibilizado, na sua versão 1, em Dezembro de 2011.
Apresenta-se como um esquema hierárquico desenvolvido a dois níveis que (atualmente) representa as funções da Administração Central do Estado e cuja sintaxe e significados orientam o utilizador para uma interpretação unívoca do que a Administração faz, independentemente da natureza de cada participação num qualquer processo de negócio, ou das motivações específicas de cada organismo interveniente numa qualquer transação. Objetivos da sessão:
• Divulgar o produto MEF v.1, explicar o modelo conceptual de suporte e suscitar o interesse da comunidade arquivística pela participação no desenvolvimento e aplicação da MEF;
• Dar conta dos trabalhos em curso, no sentido do alargamento do universo orgânico-funcional de incidência da MEF (envolvendo, nomeadamente, a Administração Local);
• Suscitar o debate sobre o interesse do projeto e as possibilidades de evolução do mesmo, no quadro do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica.
Os interessados deverão preencher a seguinte Ficha de Inscrição A MEF v.1 está publicamente acessível aqui .
Atenção: os interessados deverão consultar e tomar contacto com a MEF antes da sessão.
A Macroestrutura Funcional é um instrumento de apoio à elaboração de planos de classificação para organismos da Administração Pública que subscrevam valores de interoperabilidade. Desenvolvido pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, foi publicamente disponibilizado, na sua versão 1, em Dezembro de 2011.
Apresenta-se como um esquema hierárquico desenvolvido a dois níveis que (atualmente) representa as funções da Administração Central do Estado e cuja sintaxe e significados orientam o utilizador para uma interpretação unívoca do que a Administração faz, independentemente da natureza de cada participação num qualquer processo de negócio, ou das motivações específicas de cada organismo interveniente numa qualquer transação. Objetivos da sessão:
• Divulgar o produto MEF v.1, explicar o modelo conceptual de suporte e suscitar o interesse da comunidade arquivística pela participação no desenvolvimento e aplicação da MEF;
• Dar conta dos trabalhos em curso, no sentido do alargamento do universo orgânico-funcional de incidência da MEF (envolvendo, nomeadamente, a Administração Local);
• Suscitar o debate sobre o interesse do projeto e as possibilidades de evolução do mesmo, no quadro do Programa Administração Eletrónica e Interoperabilidade Semântica.
Os interessados deverão preencher a seguinte Ficha de Inscrição A MEF v.1 está publicamente acessível aqui .
Atenção: os interessados deverão consultar e tomar contacto com a MEF antes da sessão.
Biblioteca Técnica do ADP acessível ao Público
Para assinalar o dia mundial do livro, o Arquivo Distrital do Porto passará a disponibilizar, a partir do dia 23 do abril de 2012, o serviço de pesquisa, consulta e reproduções a partir do fundo bibliográfico do ADP.
A biblioteca do ADP é essencialmente constituída por obras de interesse histórico-arquivístico e por outras publicações de natureza cultural e técnica.
Nesta fase inicial, os utilizadores do ADP precisarão do apoio do técnico da referência ou do técnico superior responsável pela sala de leitura, mas brevemente será possível aceder ao catálogo através dos computadores da sala de referência e leitura.
A biblioteca do ADP é essencialmente constituída por obras de interesse histórico-arquivístico e por outras publicações de natureza cultural e técnica.
Nesta fase inicial, os utilizadores do ADP precisarão do apoio do técnico da referência ou do técnico superior responsável pela sala de leitura, mas brevemente será possível aceder ao catálogo através dos computadores da sala de referência e leitura.
Ponto de Situação da digitalização de arquivos paroquiais
O projeto de digitalização dos registos paroquiais relativos ao distrito do Porto tem vindo a ter continuidade em 2012 e, de entre um total de 34277 referências arquivísticas existentes no ADP, já 32192 se encontram disponíveis online para pesquisa e consulta gratuita, 24 horas por dia, 7 dias por semana, através da nossa sala de leitura virtual (CRAV). De referir, que este número corresponde a aproximadamente 1 000 000 imagens digitais disponibilizadas, via internet, para todo o Mundo.
O trabalho já executado corresponde a uma percentagem de cumprimento de 93,88%, mas implica revisão e monitorização constantes e controlos de qualidade permanentes.
Além dos registos paroquiais, o ADP disponibiliza também em formato eletrónico as séries registos de passaportes (1834 a 1947), Cadernos de Recenseamento Militar (1870 a 1899), ambas do fundo do Governo Civil do Porto, e os livros de testamentos, entre os anos de 1900 a cerca de 1925, inseridos do grupo de arquivos notariais do distrito do Porto. Em linha, ainda, está uma parte significativa da coleção documental das Artes Cénicas.
Se precisar de esclarecimentos ou se detetar algum erro (imagens avariadas ou trocadas), não hesite em contactar-nos através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
O trabalho já executado corresponde a uma percentagem de cumprimento de 93,88%, mas implica revisão e monitorização constantes e controlos de qualidade permanentes.
Além dos registos paroquiais, o ADP disponibiliza também em formato eletrónico as séries registos de passaportes (1834 a 1947), Cadernos de Recenseamento Militar (1870 a 1899), ambas do fundo do Governo Civil do Porto, e os livros de testamentos, entre os anos de 1900 a cerca de 1925, inseridos do grupo de arquivos notariais do distrito do Porto. Em linha, ainda, está uma parte significativa da coleção documental das Artes Cénicas.
Se precisar de esclarecimentos ou se detetar algum erro (imagens avariadas ou trocadas), não hesite em contactar-nos através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Visitas de Estudo ao ADP
De entre um conjunto de funções e atividades de salvaguarda e valorização,através do acesso, do património arquivístico do distrito do Porto, quer enquanto memória quer como garantia de direitos dos cidadãos, o ADP dispõe de uma vasta oferta de serviços no qual se incluem também as visitas de estudo. Com um principal enfoque nos fundos documentais, instrumentos de pesquisa, serviço de referência e leitura, depósitos, serviços técnicos, as visitas são uma oportunidade única para aceder a todos os espaços “públicos” e “privados” e de saber um pouco mais sobre o trabalho do arquivista e sobre a importância cultural, social e probatória dos serviços de arquivo. Em 2011, 531 alunos tiveram a oportunidade de conhecer melhor o Arquivo Distrital do Porto e, em 2012, já passaram pelos nossos serviços 181 pessoas. Todas as instituições que pretendam visitas ao Arquivo Distrital do Porto deverão preencher o formulário disponível e enviá-lo com pelo menos 15 dias de antecedência.
O n.º máximo de participantes por visita é de 15. Caso este número seja excedido serão organizadas várias visitas.
O n.º máximo de participantes por visita é de 15. Caso este número seja excedido serão organizadas várias visitas.
Colaboração portuguesa em publicação internacional
A Coordinadora de Asociaciones de Archiveros y Gestores de Documentos de España (CAA), entidade que integra várias associações espanholas da área da informação e documentação, publicou recentemente uma obra, "Administración de documentos y archivos. Textos fundamentales", coordenada por José Ramón Cruz Mundet.
O livro é constituído por um conjunto de vários contributos da autoria de profissionais espanhóis, mexicanos, brasileiros, peruanos, costa-riquenhos...
De Portugal, chegam-nos dois artigos: “Formación de Usuarios”, de Maria João Pires de Lima (diretora do Arquivo Distrital do Porto) e de António Sousa (director do Arquivo Distrital de Braga), e “Descripción”, da autoria de Lucília Runa (técnica superior da Direção-Geral de Arquivos).
Para descarregar a obra gratuitamente vá a http://www.archiveros.net/administracion-de-documentos-y-archivos-textos-fundamentales/
O livro é constituído por um conjunto de vários contributos da autoria de profissionais espanhóis, mexicanos, brasileiros, peruanos, costa-riquenhos...
De Portugal, chegam-nos dois artigos: “Formación de Usuarios”, de Maria João Pires de Lima (diretora do Arquivo Distrital do Porto) e de António Sousa (director do Arquivo Distrital de Braga), e “Descripción”, da autoria de Lucília Runa (técnica superior da Direção-Geral de Arquivos).
Para descarregar a obra gratuitamente vá a http://www.archiveros.net/administracion-de-documentos-y-archivos-textos-fundamentales/
Ciclo de Conferências: O Património Cultural e sua Gestão
Neste primeiro trimestre de 2012, o Arquivo Distrital do Porto continuará a ser o palco de mais quatro conferências integradas no ciclo “O Património Cultural e sua Gestão”, promovido pela Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural e co-organizado pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto. As sessões são mensais e realizam-se das 19h00 às 20h30, com entrada livre.
Novas Conferências em 2012:
19 de Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 de Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 de Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 de Março - A Gestão do Património na Arqueologia Consulte aqui o flyer do evento.
Mais informações em: http://www.wix.com/apgpcultural/apgpc
19 de Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 de Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 de Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 de Março - A Gestão do Património na Arqueologia Consulte aqui o flyer do evento.
Mais informações em: http://www.wix.com/apgpcultural/apgpc
Aprovação da versão 1.0 da MEF
Aprovada, em 21 de Dezembro de 2011, pela Comissão Executiva do Programa Governo electrónico e interoperabilidade, a Macroestrutura Funcional (MEF), cuja primeira versão agora se apresenta, trata-se de uma estrutura semântica de inspiração funcional, modelada hierarquicamente a 2 níveis, e concebida para apoio à elaboração de planos de classificação.
Em conjunto com o MIP (Metainformação para a interoperabilidade), constitui uma ferramenta fundamental para facilitar a interoperabilidade semântica na Administração Pública.
A versão 1.0 da MEF cobre o universo funcional da Administração Central do Estado (ACE), mas prevê-se que, em versões futuras, venha a evoluir no sentido de uma abrangência mais ampla, incorporando funções da Administração Local, e de outro tipo de entidades, ainda não previstas na atual versão. Consulte aqui a versão 1.0
Em conjunto com o MIP (Metainformação para a interoperabilidade), constitui uma ferramenta fundamental para facilitar a interoperabilidade semântica na Administração Pública.
A versão 1.0 da MEF cobre o universo funcional da Administração Central do Estado (ACE), mas prevê-se que, em versões futuras, venha a evoluir no sentido de uma abrangência mais ampla, incorporando funções da Administração Local, e de outro tipo de entidades, ainda não previstas na atual versão. Consulte aqui a versão 1.0
Ciclo de Conferências: O Património Cultural e sua Gestão
Realiza-se já esta quarta-feira, dia 30 de Novembro, das 19h00 às 20h30, a primeira sessão do ciclo de conferências "O Património Cultural e sua Gestão", promovido pela Associação Portuguesa de Gestores do Património Cultural e co-organizado pela Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto. As sessões decorrem no Arquivo Distrital do Porto, entre Novembro de 2011 e Março de 2012, e têm entrada livre.
A primeira sessão tem como tema “A Gestão do Património na Programação Cultural/indústrias Criativas” e conta com a participação das conferencistas Susana Marques (Sete Pés), Suzana Meneses (C.M. São João da Madeira/Museu da Chapelaria), sendo a moderação assegurada por Patrícia Gilvaia (docente do curso de Gestão do Património da ESE/IPP).
Datas das próximas conferências em 2012:
19 de Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 de Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 de Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 de Março - A Gestão do Património na Arqueologia Consulte aqui o flyer do evento.
19 de Janeiro - A Gestão do Património nos Serviços Educativos
9 de Fevereiro - A Gestão do Património na Museologia
1 de Março – A Gestão do Património Arquivístico
29 de Março - A Gestão do Património na Arqueologia Consulte aqui o flyer do evento.