25 ANOS > 25 TEMAS

Tema 6 – As Ruínas do Mosteiro de S. Bento da Vitória

O Arquivo Distrital do Porto custodia milhares de metros lineares de património arquivístico, mas está ele próprio confinado a um edifício adaptado à missão e função de Arquivo que, pela sua carga e valor histórico, foi classificado como Monumento Nacional em 1977.

Contudo, e apesar de ter acolhido várias unidades orgânicas e ter assumido diversas funções na Cidade do Porto, o espaço ficou desocupado logo após a sua classificação.

As obras de restauro do mosteiro foram iniciadas em 1984 e, a 27 de julho de 1995, o ADP foi transferido da Praça da República para a Rua das Taipas, passando a ocupar uma grande parte da ala central, pertencente à primeira fase de construção do mosteiro, e a maior parte da ampliação desenvolvida em torno do segundo claustro.

O tema n.º 6 divulga algumas imagens, que são parte integrante do projeto de requalificação do edifício e do arquivo institucional do ADP, que nos mostra os vários espaços atualmente ocupados, ainda em ruínas, fazendo a correspondência entre a sua antiga função e a atual.

Sabia que o Serviço de Referência e Leitura abrigava as antigas estrebarias? Sabia que o antigo refeitório dos monges beneditinos estava situado no nosso atual salão de exposições? Veja como fomos e olhe à sua volta, comparando-o com o que nos tornamos.

 

 Documentos em exposição

 

A entrada / antiga Porta dos Carros

O claustro e o acesso à sala de exposições

O pátio / claustro exterior

O serviço de referência e leitura / antigas estrebarias

O salão polivalente ou sala de exposições / antigo refeitório dos monges

As caves

Os corredores das áreas técnicas / antigas celas

Depósitos

 

Depósitos / Antigos dormitórios

Os detalhes

O 5.º piso (áreas técnicas de Conservação e restauro, unidade de transferência de suportes e depósitos)

A cobertura

SCROLL TO TOP