Arquivo Distrital do Porto - Visitas website 2004 a 2008
O número de acessos cresceu 57%! Apraz-nos informar que a utilização dos serviços em linha do Arquivo tem tido uma adesão importante por parte dos seus utilizadores. Em 2008, ano de implementação do CRAV, registaram-se 3094 utilizadores e 50.221 acessos para pesquisa e solicitação de pedidos através da referência e leitura virtual (CRAV). A implementação deste serviço em linha teve também impacto no aumento de 57% de entradas no sítio do Arquivo na Internet, sendo este o indicador mais reduzido (o n.º de “hits”, por exemplo, cresceu quase 1000%). A par da pesquisa e leitura dos documentos sem deslocação ao Arquivo, disponível desde 2004, as possibilidades de pedir e receber em linha as reproduções dos documentos e de efectuar o seu pagamento por meios electrónicos (multibanco e cartão de crédito) são os aspectos mais relevantes que o Arquivo Distrital do Porto passou a disponibilizar aos seus utilizadores em 2008. A todos agradecemos a compreensão na implementação deste serviço, as críticas e sugestões e os apoios na sua monitorização. Esperamos, em 2009, consolidar o seu funcionamento e duplicar o número de documentos disponíveis para consulta remota.

 

Arquivo Distrital do Porto - Consulta Real em Ambiente Virtual
Um Arquivo sempre aberto! Apresentação do projecto Consulta Real em Ambiente Virtual 12 de Dezembro, às 17:30 horas Em implementação desde do início do ano, o projecto Consulta Real em Ambiente Virtual é o complemento natural da pesquisa e leitura de documentos através da Internet, disponível desde Abril de 2004. O sistema estabeleceu um marco significativo na facilitação do acesso, pelos utilizadores, aos serviços sobre os documentos, assente no princípio da desmaterialização dos processos. A articulação da possibilidade de efectuar os pedidos – consulta, reserva, pesquisa, reprodução – com as respostas, envio de documentos e pagamento electrónico, quebrou as barreiras dos horários e das distâncias tornando o Arquivo um espaço mais próximo do seus utilizadores. A Referência e Leitura Virtual constitui, assim, uma concretização de ideias e práticas na linha das orientações do Plano Tecnológico, do “governo electrónico” e da sociedade da informação e do conhecimento. No dia 12 de Dezembro, pelas 17:30 horas, no Arquivo Distrital do Porto, damos a conhecer o projecto em diálogo com os seus utilizadores e todos os interessados.

 

Arquivo Distrital do Porto - Eça de Queirós, Wenceslau de Lima, Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano
Eça de Queirós, Wenceslau de Lima, Irmandade de S. Crispim e S. Crispiniano...
outros fundos na pesquisa do ADP … A pesquisa em linha nas descrições arquivísticas possibilita agora, o acesso à informação dos arquivos de Wenceslau de Lima e da Irmandade de São Crispim e São Crispiniano que não se encontram no Arquivo. A disponibilização desta informação junta-se à de outros fundos não custodiados pelo Arquivo Distrital do Porto: Família Eça de Queirós (Condes de Resende), Arquivo Pessoal de António Eça de Queirós e Arquivo Pessoal de Eça de Queirós, detidos pela Fundação de Eça de Queirós. Está, assim, disponível para pesquisa, a informação descritiva dos documentos destes arquivos, cujo tratamento arquivístico e acesso é da responsabilidade das respectivas entidades detentoras. O acesso e a valorização destes fundos são a concretização do apoio que o ADP presta no tratamento e divulgação do património arquivístico do distrito, a par de outros recursos como a cedência da aplicação DigitArq para a descrição arquivística, gestão de objectos digitais e pesquisa Web.

 

Arquivo Distrital do Porto - Registos paroquiais 70000 páginas
Registos paroquiais na Internet: mais de 700000 páginas!
Nova fase: os microfilmes! … O processo de digitalização e disponibilização ao público pela Internet dos documentos paroquiais custodiados no ADP ultrapassa já as 700.000 páginas de assentos de baptismos, casamentos e óbitos, além de outros. São mais de 10.000 livros de cerca de 300 freguesias que podem ser lidos em casa ou em qualquer lugar com acesso à Internet, referentes aos concelhos de Amarante, Baião, Felgueiras, Gondomar, Maia, Marco de Canaveses, Matosinhos, Paredes, Penafiel e, parcialmente, do Porto. O período abrangido é aproximadamente, entre os anos de 1860 e 1905. Este processo irá entrar numa nova fase com a digitalização e disponibilização da documentação anterior – desde o século XVI - , que já se encontrava disponível para consulta em microfilme. Além dos registos paroquiais, o Arquivo tem documentos de outros fundos disponíveis na Internet e prepara a digitalização sistemática e disponibilização de séries documentais, nomeadamente do Cabido da Sé do Porto, do Governo Civil do Porto e de Notariais. Em sua casa ou em qualquer local com acesso à Internet, o utilizador tem não só a possibilidade de pesquisar e ler os documentos disponíveis mas também as funcionalidades de efectuar os seus pedidos de reprodução, receber ficheiros com a imagem do documento e efectuar os pagamentos dos serviços que solicita, através do sistema “Consulta Real em Ambiente Virtual” – CRAV. Use-o!

 

Arquivo Distrital do Porto - O Arquivo sem acesso
O Arquivo sem acesso… O ADP esteve sem acesso à Internet entre 3 e 17 de Julho por motivos imputáveis a uma empresa prestadora desse serviço com a qual, todavia, o Arquivo não tem contrato! Apesar de alheios ao facto, apresentamos o nosso pedido de desculpas, quer pela impossibilidade de comunicações por aquele meio, quer pelo não funcionamento, naquele período, da Sala de Referência e Leitura Virtual, impedindo o acesso dos nossos utilizadores à pesquisa, à consulta e submissão dos seus pedidos. O Arquivo envidou todos os esforços para obter a resolução rápida do problema e minorar os efeitos junto dos seus utilizadores. Esta situação foi já objecto de exposição junto das autoridades competentes.

 

Arquivo Distrital do Porto - 77 anos
Arquivo Distrital do Porto, 77 anos de boas práticas Para assinalar os 77 anos de actividade, o Arquivo Distrital do Porto (ADP) vai inaugurar, no próximo dia 4 de Julho pelas 18h00, uma exposição dirigida ao público em geral. A exposição reflecte vários momentos temporais da existência do Arquivo. Através de 8 painéis com imagens e textos, dos anos 30 até à actualidade e de outras tantas vitrinas com objectos e documentos do quotidiano do trabalho técnico e administrativo, procura-se mostrar aos visitantes o contexto em que se desenvolvem as actividades do arquivo. As novas metodologias, bem como o uso de novos instrumentos de trabalho criados por projectos internos ou em parceria são também temas abordados na exposição. A exposição estará patente ao público de segunda a sexta-feira das 9h30 às12h30 e das 14h00 às17h30 (encerra aos sábados, domingos e feriados). A entrada é gratuita.

 

Arquivo Distrital do Porto - A Cidade dos Transportes
A CIDADE DOS TRANSPORTES
Da Companhia Carris de Ferro do Porto à municipalização do Serviço Inaugura-se no próximo dia 4, pelas 18h00, no Arquivo Distrital do Porto, a exposição produzida pelo arquitecto Mário João Mesquita que visa dar a conhecer pela força do desenho e da fotografia a relação da expansão dos transportes públicos com a formação, expansão e consolidação do tecido urbano na cidade do Porto, na primeira metade do século XX. A exposição foi produzida a partir dos documentos da CCFP e STCP depositados no Arquivo Distrital do Porto (ADP) e, para além das peças desenhadas e escritas dos projectos elaborados pelas secções de Via e Obras das duas instituições, utiliza, ainda, uma série de fotografias da época de outros arquivos públicos (Centro Português de Fotografia (CPF) e da STCP/ MCE) e particulares (Diário de Notícias, Mário Ferreira/Foto Beleza e Tipografia Peninsular). Apoios institucionais da DGARQ, ADP, CPF, STCP, Metro do Porto, Controljornal e “O Primeiro de Janeiro”. Horário ao público: segunda a sexta das 14h00 às17h30 (encerra aos sábados, domingos e feriados). A entrada é gratuita.
SCROLL TO TOP