
Durante a iniciativa estará a funcionar a Venda de Natal 2013. A entrada é livre.

Desta vez, tratou-se da 2.ª conservatória do Registo Civil do Porto, que inclui as paróquias/freguesias de Aldoar, Foz do Douro, Lordelo do Ouro, Massarelos, Miragaia, Nevogilde, Ramalde e capela do hospital de Santo António.
Ao todo, foram 179 livros, com as datas extremas de 1860 a 1911, referentes às 8 paróquias referidas em cima, bem como ao bairro ocidental do Porto, e que dizem respeito a baptismos, casamentos, óbitos, legitimações e índices.
Em breve, estes livros poderão ser consultados na sala no serviço de referência e leitura do ADP, das 9h30 às 17h00.

Promovida pela Associação de Amigos do ADP, a iniciativa pretende dar a conhecer, através da exposição e venda, peças artesanais confecionadas pelos sócios criativos da associação.
Para além do horário fixo de segunda a sexta, das 9h30 às 17h00, a venda funcionará ainda no dia 20 de dezembro (durante o “Concerto de Natal”, também organizado pela Associação de Amigos, com entrada livre), entre as 20h30 e as 22h30, e no dia 21 de dezembro (sábado anterior ao natal), das 10h00 às 17h00. Apareça e surpreenda-se: a entrada é livre.

De referir que, desde 2008, que é possível contactar e aceder aos serviços do ADP sete dias por semana, 24 horas por dia, a partir de qualquer parte do Mundo, via Internet.
Na expetativa de continuar a satisfazer as necessidades dos seus utilizadores, o ADP oferece formação gratuita de meio dia, nas datas: 17 (manhã) e 24 (tarde) de julho e 18 (tarde) e 25 (manhã) de setembro.
As sessões da manhã têm início às 9h30 e as da tarde começarão às 14h00. Aceitam-se inscrições de utilizadores registados, institucionais ou individuais, e de todos os interessados em virem a usufruir do serviço. O registo pode ser efetuado aqui e a manifestação de interesse em frequentar a formação deve ser remetida para o e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., com indicação do nome, contacto e preferência de sessão.

Com uma periodicidade que se pretende mensal, o ADP lança para o exterior alguns conteúdos e curiosidades, numa perspetiva de valorização patrimonial e institucional.
Até ao momento foram divulgados três boletins, que podem ser consultados e descarregados gratuitamente, clicando em: n.º 01 O Arquivo Distrital do Porto
n.º 02 O Acesso aos Documentos de Arquivo
n.º 03 50 anos de Ponte da Arrábida Todos os boletins posteriores ficarão disponíveis através do facebook e do issuu do adporto.

Os oradores convidados são Miguel Ferreira, da Universidade do Minho, e Angélica Jorge e Cidália Ferreira da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna. Para mais informações e inscrições, clique aqui

Ao todo, entraram mais 275 livros, todos provenientes da CRC de Matosinhos. Ficam assim atualizados os registos paroquiais (batismos, casamentos, óbitos e perfilhações) de todas as freguesias do concelho de Matosinhos até ao ano de 1911.
Da Administração do Concelho de Bouças, entraram 5 livros de registos não católicos, produzidos entre 1878 e 1911.
Para consultar todas as freguesias de Matosinhos, no CRAV, clique aqui


Informamos que os fundos notariais relativos aos concelhos de Felgueiras, Amarante e Gondomar foram reorganizados.
Até agora, cada um desses fundos continha diversos cartórios; noutros casos, o mesmo cartório estava dividido por fundos arquivísticos diferentes.
Através da presente reorganização, cada um desses cartórios passou agora a ser objeto de um fundo arquivístico autónomo.
Felgueiras:
- O antigo fundo Cartório Notarial de Felgueiras (PT/ADPRT/NOT/CNFLG) deu origem aos atuais fundos: Cartório Notarial de Felgueiras (sem n.º de ofício, mesma referência), ofícios 12.º a 16.º (PT/ADPRT/NOT/CNFLG12 a PT/ADPRT/NOT/CNFLG16); um excerto deste fundo foi integrado no 5.º ofício. - Os restantes ofícios mantêm-se sem alterações significativas.
Amarante:
- O antigo fundo Cartório Notarial de Amarante (PT/ADPRT/NOT/CNAMT) deu origem aos atuais fundos: Cartório Notarial de Amarante (sem n.º de ofício, mesma referência) e ofícios 19.º a 24.º (PT/ADPRT/NOT/CNAMT19 a PT/ADPRT/NOT/CNAMT24); excertos deste fundo foram integrados nos ofícios 2.º, 4.º, 8.º, 15.º e 18.º. - Os restantes ofícios mantêm-se sem alterações significativas.
Gondomar:
- O antigo fundo Cartório Notarial de Gondomar (PT/ADPRT/NOT/CNGDM) deu origem aos atuais fundos: Cartório Notarial de Gondomar (sem n.º de ofício, mesma referência) e ofícios 1.º a 4.º (PT/ADPRT/NOT/CNGDM01 a PT/ADPRT/NOT/CNGDM04).
As imagens relativas às séries de notas para testamentos ficarão temporariamente indisponíveis.

Informamos todos os interessados que, por razões técnicas alheias ao ADP, foram realizadas e concluídas várias incorporações de livros paroquiais, que embora possam ser consultados na nossa sala de leitura, presencialmente, e reproduzidos a pedido, ainda não estão disponíveis, sob a forma de descrições arquivísticas, na nossa base de dados DigitArq. Referimo-nos aos registos paroquiais provenientes da:
. Conservatória do Registo Civil de Santo Tirso – até 1911
. Conservatória do Registo Civil do Marco de Canavezes – até 1911
. Conservatória do Registo Civil de Vila Nova de Gaia – até 1911, mas só até à freguesia n.º 16 Comunicamos ainda que se encontram em curso as incorporações de documentação procedente da:
. Conservatória do Registo Civil de Matosinhos
. 2.ª Conservatória do Registo Civil do Porto

Sessão de esclarecimento no Porto Para facilitar o trabalho a desenvolver nas diferentes organizações abrangidas, a DGLAB vai realizar sessões de esclarecimento em:
- Lisboa, 25 de março de 2013 – 9.30h-13.30h (auditório da Torre do Tombo)
- Coimbra, 26 de março de 2013 – 14.30h-18.00h (Fundação CEFA)
- Faro, 27 de março de 2013 – 14.30h-18.00h (CCDR Algarve: Praça da Liberdade, n.º 2)
- Porto, 2 de abril de 2013 – 14.00h-18.00h (local a indicar brevemente)
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição e ao n.º de lugares disponíveis.
Pode fazer a sua inscrição para estas sessões em: https://pt.surveymonkey.com/s/inscricao_sessoes.
Este evento ocorre na sequência dos 180 anos desta efeméride e conta com a realização de três palestras, de fevereiro a abril.
Em 28 de fevereiro, realizou-se a 1.ª palestra, apresentada por J. A. Maia Marques (Câmara Municipal da Maia), denominada “Entre Páginas da Memória: O cerco do Porto n’O Tripeiro”.
Em 21 de março e 24 de abril decorrerão as próximas duas palestras, que ficarão a cargo de José Guilherme Abreu (Universidade Católica) e Joel Cleto (arqueólogo). Os temas das comunicações serão, respetivamente, "O Cerco do Porto: Cinco Lugares de Memória" e “Lendas do Cerco do Porto”.
De referir que ambas estão marcadas para as 18h00, no salão nobre do Arquivo Distrital do Porto. A entrada, como habitual, é livre. Clique aqui para ver o cartaz.

Estruturado em torno de três painéis temáticos associados aos três objetivos estratégicos Europa 2020: um crescimento inteligente, inclusivo e sustentável, o seminário decorrerá entre a 9h e as 18h na sala Luís de Freitas Branco e a entrada é livre, embora a inscrição prévia seja obrigatória, até ao próximo dia 8 de fevereiro, para o telefone 213 614 573 ou para o email:
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Para ver o programa, clique AQUI.

Para mais informações, contacte Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Os fundos notariais relativos aos concelhos de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Vila Nova de Gaia foram reorganizados.
(Até agora, cada um desses fundos continha diversos cartórios diferentes; noutros casos, o mesmo cartório estava dividido por fundos arquivísticos diferentes.
Através da presente reorganização, esses cartórios passaram a ser objeto de um fundo arquivístico autónomo.
Póvoa de Varzim:
- O antigo fundo 1.º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim deu origem aos atuais fundos: Cartório Notarial da Póvoa de Varzim e 4.º Ofício
- O antigo fundo 2.º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim deu origem aos atuais fundos: 2º Ofício
- O antigo fundo 3.º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim deu origem aos atuais fundos: 3.º e 5.º a 8.º Ofícios
Vila do Conde:
- O antigo fundo 1.º Cartório Notarial de Vila do Conde deu origem aos atuais fundos: 1.º o 7.º e 12.º e 13.º Ofícios
- O antigo fundo 2.º Cartório Notarial de Vila do Conde deu origem aos atuais fundos: 2.º Cartório e 8.º a 11.º Ofícios
- O antigo fundo Cartório Notarial de Vila do Conde (sem número) deu origem aos atuais fundos: 1.º Cartório e 5.º a 7.º Ofícios
Vila Nova de Gaia:
- O antigo fundo 1.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia deu origem aos atuais fundos: 1.º Cartório e 3.º Ofício (Serzedo)
- O antigo fundo 2.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia deu origem aos atuais fundos: 2.º Cartório
- O antigo fundo 5.º Cartório Notarial do Porto (Vila Nova de Gaia) deu origem aos atuais fundos: 1.º Cartório e 1.º, 2.º (Grijó), 4.º (Sandins), 5.º e 6.º Ofícios
- O antigo fundo 12.º Cartório Notarial do Porto (Vila Nova de Gaia) deu origem aos atuais fundos: 2.º Cartório
- O antigo fundo 13.º Cartório Notarial do Porto (Vila Nova de Gaia) deu origem aos atuais fundos: 3.º Ofício (Serzedo).
Com o objetivo de facilitar as pesquisas no CRAV, disponibilizamos, por esta via, as referências de cada fundo mencionado:
Fundos antigos:
Póvoa de Varzim
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 1º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ01
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 2º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ02
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 3º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ03
Vila do Conde
1.º Cartório Notarial de Vila do Conde: PT/ADPRT/NOT/CNVCD00
Cartório Notarial de Vila do Conde: PT/ADPRT/NOT/CNVCD01
Cartório Notarial de Vila do Conde – 2.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD02
Vila Nova de Gaia
1.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia: PT/ADPRT/NOT/CNVNG01
2.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia: PT/ADPRT/NOT/CNVNG02
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 5: PT/ADPRT/NOT/CNVNG05 (NOTA: ex-PO-5º)
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 12: PT/ADPRT/NOT/CNVNG12 (NOTA: ex-PO-12º)
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 13: PT/ADPRT/NOT/CNVNG13 (NOTA: ex-PO-13º)
Fundos novos:
Póvoa de Varzim
1.º Cartório Notarial da Póvoa de Varzim: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ01
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 2.º Ofício (Rates): PT/ADPRT/NOT/CNPVZ02
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 3.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ03
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 4.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ04
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 5.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ05
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 6.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ06
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 7.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ07
Cartório Notarial da Póvoa de Varzim – 8.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNPVZ08
Vila do Conde
1.º Cartório Notarial de Vila do Conde: PT/ADPRT/NOT/CNVCD01
2.º Cartório Notarial de Vila do Conde: PT/ADPRT/NOT/CNVCD02
Cartório Notarial de Vila do Conde – 1.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD03
Cartório Notarial de Vila do Conde – 2.º Ofício (Azurara): PT/ADPRT/NOT/CNVCD04
Cartório Notarial de Vila do Conde – 3.º Ofício (Azurara): PT/ADPRT/NOT/CNVCD05
Cartório Notarial de Vila do Conde – 4.º Ofício (Convento de Santa Clara): PT/ADPRT/NOT/CNVCD06
Cartório Notarial de Vila do Conde – 5.º Ofício (Vairão): PT/ADPRT/NOT/CNVCD07
Cartório Notarial de Vila do Conde – 6.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD08
Cartório Notarial de Vila do Conde – 7.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD09
Cartório Notarial de Vila do Conde – 8.º Ofício (Mosteiro de São Simão de Junqueira): PT/ADPRT/NOT/CNVCD10
Cartório Notarial de Vila do Conde – 9.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD11
Cartório Notarial de Vila do Conde – 10.º Ofício (Azurara e Vila do Conde): PT/ADPRT/NOT/CNVCD12
Cartório Notarial de Vila do Conde – 11.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD13
Cartório Notarial de Vila do Conde – 12.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD14
Cartório Notarial de Vila do Conde – 13.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVCD15
Vila Nova de Gaia
1.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia: PT/ADPRT/NOT/CNVNG01
2.º Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia: PT/ADPRT/NOT/CNVNG02
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 1.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVNG03
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 2.º Ofício (Grijó): PT/ADPRT/NOT/CNVNG04
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 3.º Ofício (Serzedo): PT/ADPRT/NOT/CNVNG05
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 4.º Ofício (Sandins): PT/ADPRT/NOT/CNVNG06
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 5.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVNG07
Cartório Notarial de Vila Nova de Gaia – 6.º Ofício: PT/ADPRT/NOT/CNVNG08