Ficará disponível, no Serviço de Referência e Leitura do Arquivo Distrital do Porto, uma pequena mostra documental alusiva a alguns dos muitos papéis da Mulher ao longo da História e que podem ser refletidos nos documentos de arquivo.

Desde as mulheres de Poder, proprietárias ou detentoras do Conhecimento, até às trabalhadoras, às boas esposas e às que queriam conciliar o casamento e o trabalho, serão colocados em exposição expostos cerca de 20 documentos com 20 histórias únicas e pessoais que os Arquivos imortalizaram.

Nobres, burguesas, religiosas ou mulheres comuns, o nome “Mulheres de Papel” reúne e cruza vários significados, porque a História que prevalece é a que fica registada no papel e o papel é perene, mas também é indelével, tal como a Mulher, a Mãe, a Ativista, a Profissional, a Pessoa...

Numa das vitrinas reservamos ainda espaço para homenagear quatro mulheres, naturais ou residentes no distrito do Porto, que fizeram a diferença e se distinguiram, tornando-se pioneiras nas suas áreas.

A mostra “Mulheres de Papel” traduz ainda a participação do ADP  na Estratégia para a Integração e a Não Discriminação, decorrente da Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018, e fará parte do circuito das visitas guiadas previstas para o Dia Nacional dos Centros Históricos, denominada “Viagem ao Mundo das Mulheres de Papel”, que se realizarão no sábado, dia 26 de março.

 

A documentação ficará patente ao público, presencialmente, de 8 de março, “dia Internacional da mulher”, a 9 de junho, “dia internacional dos Arquivos” e em linha, no site do Arquivo Distrital do Porto (www.adporto.dglab.gov.pt).

 

Porto, 7 de março de 2022

SCROLL TO TOP