Arquivo Distrital do Porto - Os nossos visitantes

O Arquivo Distrital do Porto inicia a disponibilização de uma coleção de documentos impressos, com grande interesse para o estudo das artes cénicas em Portugal (teatro de revista e outros géneros teatrais, ópera, opereta, bailado, concertos) dos finais do séc. XVIII à 1.ª metade do séc. XX.

  

Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas
 
Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas
Este conjunto documental foi doado por Maria Branca Ribeiro de Lemos, Maria Luísa Ribeiro de Lemos e Maria Isilda Ribeiro Vieira, netas do colecionador, José Vitorino Ribeiro. Atendendo à sua relevância e especificidade, o Arquivo procurou dotar-se de recursos necessários ao seu adequado tratamento, nomeadamente consultoria e tratamento técnico específico na área das artes do palco, para os quais obteve co-financiamento da Fundação Calouste Gulbenkian (Concurso "Projetos de Recuperação, Tratamento e Organização de Acervos Documentais", 2010), tornando-se assim possível a valorização da coleção e a sua fruição pelo público.
Iniciado em Janeiro de 2011, o projeto comportou duas atividades fundamentais visando a preservação física e a descrição catalográfica dos documentos, complementados pela digitalização de um número representativo de espécies que ficam acessíveis na Internet.

 

A colecção 

 

A coleção abrange grande diversidade de espetáculos das artes cénicas. O conjunto mais numeroso e coerente de documentos é relativo ao teatro de revista com publicações várias que se distendem entre a 2.ª metade do século XIX (sendo a mais antiga Fossilismo e Progresso. Revista em 3 atos e 6 quadros, Lisboa, 1856, da autoria de Manuel Roussado) e a 1.ª metade do século XX, representadas e/ou publicadas em Portugal e no Brasil. Compõem também a coleção argumentos e coplas de outros géneros teatrais (comédias, farsas, autos, zarzuelas, mágicas, fantasias, paródias, dramas, tragédias); libretos de ópera e opereta (desde 1774), enredos de bailados, programas e cartazes de teatro e de ópera, programas de recitais de música, de leituras de poesia e de outras atividades performativas, bem como programas de exibições cinematográficas (década de 30 do séc. XX). Além destes documentos, impressos para a publicitação e produção dos espetáculos quer no nosso país quer no Brasil, a coleção inclui um par de álbuns de recortes de fotografias e ilustrações de gente do palco, nacionais e estrangeiros (da 2.ª metade do séc. XIX às primeiras décadas do séc. XX); periódicos e almanaques relacionados com o mundo do palco, nomeadamente a edição completa da revista de crítica As Máscaras, de Manuel Sousa Pinto, bem como várias monografias, biografias e memórias de atores, e ainda a coleção Ópera (77 volumes) dirigida por Mário Sampayo Ribeiro. 
Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas

Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas

Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas
Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas
 
Arquivo Distrital do Porto - Artes cénicas

 

SCROLL TO TOP