Foi concluído, em março de 2019, mais um projeto de tratamento arquivístico do Arquivo Distrital do Porto, que resultou na disponibilização de mais um fundo documental para consulta pública: o fundo da Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS)

Este projeto, inserido na XIX CONVOCATÓRIA IBERARQUIVOS-PROGRAMA ADAI – 2016/17 e intitulado “Profilaxia e Saúde Pública em Portugal e no Mundo: campanhas, evidências e memória”, permitiu tratar 699 processos, 211 cartazes sem moldura e 45 cartazes emoldurados, 2.804 fotografias, 1.090 negativos e 767 diapositivos da LPPS, cuja documentação se encontra depositada no Arquivo Distrital do Porto desde dezembro de 2014.

A comparticipação de 2.500 euros permitiu exclusivamente a aquisição de material de conservação, tendo o ADP disponibilizado os restantes recursos materiais, técnicos e humanos à concretização do projeto.

O tratamento de conservação consistiu na higienização dos processos, que contemplou a remoção de capas, de poeiras soltas e aderentes e de todos elementos metálicos oxidados; a planificação das partes dobradas/ vincadas e consolidação das folhas mais danificadas e frágeis, sempre que necessário; bem como o reacondicionamento dos documentos e peças intervencionados. Todas as operações de conservação foram executadas com recurso à utilização de materiais e equipamentos adequados à preservação de documentos tradicionais.

O tratamento técnico arquivístico consistiu na organização do fundo de arquivo com base em critérios orgânico-funcionais, o que resultou na criação de uma estrutura arquivística hierárquica; na descrição dos processos ao nível do inventário e das peças (cartazes) ao nível do catálogo, na aplicação digitar e na colocação de referências e de cotas na documentação.

A partir do site https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/ já é possível explorar todas as unidades de descrição criadas, nomeadamente: 3 secções, 2 subsecções, 27 séries, 58 subséries, 790 unidades de instalação e 270 documentos simples.

Para aceder aos registos descritivos, basta entrar em Pesquisa Avançada, escrever no título a palavra Liga, selecionar nos Níveis de Descrição, a expressão Fundo, e clicar em Pesquisar.

 

 

Porto, 15 de abril de 2019

Nos próximos dias 8 e 9 de março, vão ser iniciadas operações de manutenção nos serviços de rede da DGLAB.

Durante esse período, prevemos que todos os serviços (pesquisas, pedidos, contactos) estejam indisponíveis.

Agradecemos a compreensão.

Manhã
10h às 12h30
Consultório no Arquivo: sessão coletiva

10h30 às 12h00
Visita guiada ao ADP: edifício, circuito documental, áreas técnicas e visualização de documentos originais

Tarde 
14h30-16h
Visita guiada e técnica ao ADP: edifício, circuito documental (incluindo noções básicas e práticas de organização e conservação preventiva), áreas técnicas e visualização de documentos originais.

Atenção: as atividades da manhã são realizadas em simultâneo. Todas as atividades são gratuitas, mas a inscrição é obrigatória (pelo Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.).
As inscrições estão sujeitas a um n.º máximo de 10 participantes na sessão coletiva de Consultório no Arquivo e de 15 participantes por visita.

 

Porto, 14 de março de 2019

As boas conversas estão de volta ao Arquivo Distrital do Porto já neste próximo dia 30 de janeiro, às 16:30, com a realização da 1.ª “Hora dos Fundos” de 2019.

Estas sessões pretendem estimular o diálogo e a partilha de experiências entre investigadores, jornalistas e autores que utilizaram, nos seus trabalhos, documentos de arquivos públicos ou privados.

Desta vez contaremos com a presença dos investigadores e professores universitários António Barros Cardoso e Gonçalo Maia Marques, moderados pelo presidente da Associação de Amigos do Arquivo Distrital do Porto Sérgio Veludo Coelho.

O tema será: “No Reino do Vinho dos Homens: caminhos documentais pelos fundos do(s) Arquivo(s)

Na próxima quarta-feira, dia 30, venha conversar connosco! A entrada é livre!

 

Porto, 17 de janeiro de 2019

 

Já se encontra fechado o calendário para 2019 do projeto “Consultório no Arquivo” e, por conseguinte, abertas as inscrições para as várias sessões individuais e coletivas distribuídas ao longo do presente ano.
Mais uma vez, o “Consultório no Arquivo” privilegiará o atendimento personalizado e gratuito. As consultas individuais terão a duração máxima de 60 minutos e incidirão sobre casos concretos e pontuais, sempre com a presença de profissionais de arquivo e de conservação e restauro. As sessões coletivas incidirão sobre a partilha de experiências e informações e poderão ser ou não temáticas. 
As situações mais complexas e que exijam uma intervenção mais sistemática serão orientadas para o serviço de apoio técnico/consultoria, disponibilizado, nos termos da Lei em vigor, pelo Arquivo Distrital do Porto.

Porto, 14 de janeiro de 2019

SCROLL TO TOP