Atendendo ao determinado pelo Decreto n.º 3-A/2021, de 14 de janeiro, e ao plano de contingência determinado pelo Governo para a contenção do Covid-19, comunicamos que os Serviços de Referência e Leitura presencial do Arquivo Distrital do Porto encontram-se temporariamente encerrados, mantendo-se, no entanto, todos os recursos e serviços digitais ao seu dispor.

Assim, caso necessite de alguma informação, deverá dirigir o seu pedido para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou usar o telefone n.º 220 046 200.

Os pedidos de reprodução e pesquisa serão respondidos através do seguinte endereço: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/oservices.

Poderá consultar mais informações sobre as medidas de contingência adotadas na DGLAB e no Arquivo Distrital do Porto na seguinte página: http://www.adporto.dglab.gov.pt/.../covid-19-documentos....

Porto, 18 de janeiro de 2021

Informamos os nossos leitores que, a partir de 15 de março (segunda-feira), o serviço de referência e leitura do Arquivo Distrital do Porto estará aberto ao público, no horário habitual, das 9:30 às 16:00.
Porto, 12 de março de 2021

Na sequência do atual contexto de pandemia, foi determinado o encerramento temporário do Serviço de Referência e de Leitura do Arquivo Distrital de Porto a partir da próxima sexta-feira, dia 15 de janeiro, enquanto se mantiver o confinamento.
Contudo, embora de forma condicionada, o Arquivo Distrital continuará a funcionar:
- Presencialmente: à segunda, quarta e sexta-feira, podendo os utilizadores pedir e levantar, sempre mediante agendamento, as reproduções em papel solicitadas durante o horário de expediente. Não será permitida a consulta presencial.
- Remotamente: de segunda a sexta-feira, através dos serviços digitais disponíveis (plataforma CRAV).
 
Recordamos que, para evitar contactos presenciais, poderá solicitar reproduções (simples e certificadas) em formato digital e realizar pagamentos através de cartão de crédito, cartão multibanco e transferência bancária.
Apelamos, assim, aos nossos utilizadores que privilegiem sempre os meios eletrónicos à disposição para nos contactar e/ou para solicitar os nossos serviços.
Poderá consultar mais informações sobre as medidas de contingência adotadas na DGLAB e no Arquivo Distrital do Porto na seguinte página: http://www.adporto.dglab.gov.pt/.../covid-19-documentos....
 
Os utilizadores poderão contactar o Arquivo Distrital do Porto através dos seguintes canais:
Telefone: 220 046 200
Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Porto, 14 de janeiro de 2021

O Arquivo Distrital do Porto encerra no dia 24 de dezembro de 2020, por ter sido concedida tolerância de ponto aos trabalhadores que exercem funções públicas no Estado, nos institutos públicos e nos serviços desconcentrados da administração central, na sequência do Despacho n.º 12497-A/2020, de 18 de dezembro, publicado no Diário da República 2.ª série.

 

Porto, 23 de dezembro de 2020

A 18 de dezembro de 1902, Clemente Joaquim da Fonseca Guimarães Menéres constituiu a Sociedade Clemente Menéres, Limitada.

Para assinalar esta data, inauguramos, no nosso sítio institucional, a 18 de dezembro de 2020, 118 anos mais tarde, uma mostra virtual intitulada “Colheita de Memórias: o arquivo da Sociedade Clemente Menéres”.

Nesta mostra poderão encontrar alguns documentos e curiosidades que retratam a primeira sociedade de responsabilidade limitada constituída em Portugal no âmbito da exploração agrícola.

Associada a esta mostra, está também disponível um breve texto sobre o tratamento técnico realizado a este fundo arquivístico.

Ao longo das próximas semanas faremos via facebook alguns destaques dos documentos expostos. Acompanhe-nos em https://www.facebook.com/adporto

 

Porto, 17 de dezembro de 2020

SCROLL TO TOP