Relativamente ao período de candidaturas à 2.ª Edição do EstágiAP XX, informa-se que o prazo para submissão foi prorrogado até às 23h e 59m do próximo dia 02 de outubro 

O Programa “EstágiAP XXI” destina-se a licenciados até aos 30 anos, à data de início do estágio, ou até aos 35 anos se forem pessoas com deficiência e/ou com grau de incapacidade funcional igual ou superior a 60%, que se encontrem à procura do primeiro emprego ou de novo emprego correspondente à sua área de formação e nível de qualificação.

Os estágios têm a duração de nove meses, a tempo completo ou parcial, e uma bolsa mensal correspondente à primeira posição remuneratória da carreira de técnico superior, acrescida de subsídio de refeição e de seguro de acidentes de trabalho.

O processo de candidatura é integralmente realizado em suporte eletrónico no sítio da internet do “EstágiAP XXI” acessível no portal da BEP em http://www.bep.gov.pt/

Os estagiários que tenham obtido aproveitamento e se candidatem, no período de 2 anos após o termo do estágio, a procedimento concursal de recrutamento em órgãos e serviços da administração direta e indireta do Estado têm a sua classificação majorada em dois valores na lista de ordenação final dos candidatos e preferência na mesma em caso de igualdade de classificação.

Para obter mais informações sobre a 2.ª Edição do programa “EstágiAP XXI”, nomeadamente a lista de entidades promotoras com as vagas de estágio, bem como o Aviso de Abertura do Programa, poderá consultar os portais na internet da BEP e da DGAEP nos seguintes links:

EstágiAP XXI

DGAEP – Direção-Geral da Administração e do Emprego Público

Porto, 27 de setembro de 2022

Estamos a melhorar os nossos serviços em linha por isso necessitamos de solicitar a sua colaboração!

A partir do próximo dia 8 de julho de 2022, o serviço CRAV deixará de estar disponível para solicitação de novos pedidos.

O serviço voltará a estar disponível no dia 11 de julho de 2022!

A nova versão do CRAV inclui várias alterações e melhorias, tem em conta as opiniões recebidas dos utilizadores e resulta de um investimento significativo da Direção-Geral do Livros, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) na melhoria constante das ferramentas digitais disponibilizadas em linha, no reforço da segurança dos dados e das operações e na adequação das ferramentas para os utilizadores em todos os arquivos da rede DGLAB.

Porto, 6 de julho de 2022

 

 

No passado DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS, o ADP lançou o projeto “Provas de Vidas”, focado na produção orientada de registos descritivos de livros paroquiais custodiados pelo Arquivo Distrital do Porto.
 
Com vista a valorizar e comunicar as evidências de vidas que se encontram registadas no nosso Arquivo, serão trabalhados documentos em suporte digital, a partir dos quais será extraída informação normalizada para um ficheiro previamente fornecido.
O televoluntariado será feito remotamente, de acordo com a disponibilidade dos nossos voluntários e preferência de paróquias, ficando toda a informação produzida disponível na base de dados de Descrição, em http://pesquisa.adporto.arquivos.pt.
 
Será dada uma formação inicial e a coordenação técnica dos trabalhos estará a cargo de uma equipa do Arquivo Distrital do Porto.
 
Porque todos #SomosArquivos, convidamos todos os cidadãos sensibilizados para a execução de práticas promotoras da memória arquivística, num contexto de cooperação, cidadania, responsabilidade, convergência e gratuitidade, a colaborar connosco neste projeto. Manifeste o seu interesse através do Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar., colocando no assunto “Provas de Vidas” e aguarde a nossa resposta.
 
Juntos valorizamos (ainda) mais e melhor a Memória e o Património Arquivístico! 

Porto, 28 de junho de 2022

O Open House Porto está de volta para a sua 7.ª edição, a 2 e 3 de julho (sábado e domingo, e o ADP também abrirá as suas portas, fazendo parte do roteiro pela 1.ª vez.
Desta forma, caso esteja interessado em conhecer as instalações do Arquivo Distrital do Porto, que ocupa a ala poente do Mosteiro de São bento da Vitória, estaremos abertos para visitas, no dia 2 de julho (sábado), entre as 10:00 e as 17:00 (última visita às 16:00).
Conheça o roteiro completo para 2022 em https://2022.openhouseporto.com/ e programe a sua visita!

Porto, 28 de junho de 2022

 

O programa de cooperação Iberarquivos tem o prazer de o convidar para participar no concurso infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias”, no qual podem participar todas as crianças entre os 9 e os 12 anos.

O concurso faz parte da iniciativa do novo microsite “Na pele dos nossos antepassados: Recursos pedagógicos para o conhecimento da luta contra as pandemias históricas através de arquivos e aulas para meninos e meninas na Ibero-América perante a COVID-19” e responde à pergunta: Que recomendações daria a outras crianças / como lidar com uma pandemia?

O objetivo do concurso é que as crianças apresentem um trabalho numa das seguintes modalidades: desenho, texto-escrita ou vídeo, no qual nos mostrem o que aprenderam no microsite e como podemos lidar com a COVID-19 com base nas lições do passado, testemunhadas nos documentos de arquivo.

O concurso estará aberto até 8 de julho do corrente ano e os trabalhos podem ser enviados para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio, para a Secretaria Técnica em Madrid.
Convidamos todos os professores a conhecer o guia pedagógico e o microsite e usá-los como uma ferramenta de aprendizagem inclusiva para os meninos e meninas da Ibero-América neste período de mudanças educacionais repentinas e sem precedentes.

Os Iberarquivos querem contribuir de forma inovadora para a educação virtual, com base nas fontes primárias dos arquivos Ibero-Americanos, pois os arquivos encerram o legado dos nossos antepassados, um testemunho do que fomos e a chave para a compreensão do que somos e seremos como humanidade.

É importante notar que este concurso é uma oportunidade para as crianças dos 18 países membros interagirem e competirem mas, acima de tudo, para contribuir para uma reflexão em tempos de pandemia. Este evento é o reflexo de grandes sinergias a nível ibero-americano e queremos convidá-lo a ser parte fundamental.

Para mais informações aceda ao site: http://enlapieldenuestrosantepasados.com/pt/1815-2
Assista à apresentação do microsite em: https://www.youtube.com/watch?v=3PTpSFxypNY

 

Porto, 14 de abril de 2022

SCROLL TO TOP