O programa de cooperação Iberarquivos tem o prazer de o convidar para participar no concurso infantil “O que os arquivos contaram sobre as pandemias”, no qual podem participar todas as crianças entre os 9 e os 12 anos.

O concurso faz parte da iniciativa do novo microsite “Na pele dos nossos antepassados: Recursos pedagógicos para o conhecimento da luta contra as pandemias históricas através de arquivos e aulas para meninos e meninas na Ibero-América perante a COVID-19” e responde à pergunta: Que recomendações daria a outras crianças / como lidar com uma pandemia?

O objetivo do concurso é que as crianças apresentem um trabalho numa das seguintes modalidades: desenho, texto-escrita ou vídeo, no qual nos mostrem o que aprenderam no microsite e como podemos lidar com a COVID-19 com base nas lições do passado, testemunhadas nos documentos de arquivo.

O concurso estará aberto até 8 de julho do corrente ano e os trabalhos podem ser enviados para o e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou por correio, para a Secretaria Técnica em Madrid.
Convidamos todos os professores a conhecer o guia pedagógico e o microsite e usá-los como uma ferramenta de aprendizagem inclusiva para os meninos e meninas da Ibero-América neste período de mudanças educacionais repentinas e sem precedentes.

Os Iberarquivos querem contribuir de forma inovadora para a educação virtual, com base nas fontes primárias dos arquivos Ibero-Americanos, pois os arquivos encerram o legado dos nossos antepassados, um testemunho do que fomos e a chave para a compreensão do que somos e seremos como humanidade.

É importante notar que este concurso é uma oportunidade para as crianças dos 18 países membros interagirem e competirem mas, acima de tudo, para contribuir para uma reflexão em tempos de pandemia. Este evento é o reflexo de grandes sinergias a nível ibero-americano e queremos convidá-lo a ser parte fundamental.

Para mais informações aceda ao site: http://enlapieldenuestrosantepasados.com/pt/1815-2
Assista à apresentação do microsite em: https://www.youtube.com/watch?v=3PTpSFxypNY

 

Porto, 14 de abril de 2022

 

 Alerta-se para possíveis interrupções de serviço devido a manutenção técnica, em toda rede DGLAB, a realizar durante o dia 13/04 a partir das 18h.

Lamentamos os possíveis incómodos causados.

Porto, 13 de abril de 2022

Ficará disponível, no Serviço de Referência e Leitura do Arquivo Distrital do Porto, uma pequena mostra documental alusiva a alguns dos muitos papéis da Mulher ao longo da História e que podem ser refletidos nos documentos de arquivo.

Desde as mulheres de Poder, proprietárias ou detentoras do Conhecimento, até às trabalhadoras, às boas esposas e às que queriam conciliar o casamento e o trabalho, serão colocados em exposição expostos cerca de 20 documentos com 20 histórias únicas e pessoais que os Arquivos imortalizaram.

Nobres, burguesas, religiosas ou mulheres comuns, o nome “Mulheres de Papel” reúne e cruza vários significados, porque a História que prevalece é a que fica registada no papel e o papel é perene, mas também é indelével, tal como a Mulher, a Mãe, a Ativista, a Profissional, a Pessoa...

Numa das vitrinas reservamos ainda espaço para homenagear quatro mulheres, naturais ou residentes no distrito do Porto, que fizeram a diferença e se distinguiram, tornando-se pioneiras nas suas áreas.

A mostra “Mulheres de Papel” traduz ainda a participação do ADP  na Estratégia para a Integração e a Não Discriminação, decorrente da Resolução do Conselho de Ministros n.º 61/2018, e fará parte do circuito das visitas guiadas previstas para o Dia Nacional dos Centros Históricos, denominada “Viagem ao Mundo das Mulheres de Papel”, que se realizarão no sábado, dia 26 de março.

 

A documentação ficará patente ao público, presencialmente, de 8 de março, “dia Internacional da mulher”, a 9 de junho, “dia internacional dos Arquivos” e em linha, no site do Arquivo Distrital do Porto (www.adporto.dglab.gov.pt).

 

Porto, 7 de março de 2022

Comunicamos que os serviços do ADP estarão encerrados no dia 1 DE MARÇO (terça-feira de Carnaval).

Mais, informamos que a tolerância de ponto, nesse dia, foi concedida, nos termos do Despacho n.º 2477/2022, Diário da República n.º 40/2022, Série II de 2022-02-25, aos trabalhadores que exercem funções públicas nos serviços da administração direta do Estado, sejam eles centrais ou desconcentrados, e nos institutos públicos.

 

Porto, 28 de fevereiro de 2022

 

Norma DGS N.º 015/2020 de 24/07/2020

COVID-19 Isolamento e Rastreio de Contactos
Atualizada em: 24/01/2022

As atuais normas de isolamento dependem se é contacto de alto ou baixo risco e também da gravidade dos sintomas – ligeiros ou graves. São também clarificados os procedimentos relativos à emissão da Declaração Provisória de Isolamento, documento que é “suficiente para a aplicação do isolamento profilático aos contactos de alto risco”.
Aceda aqui à norma atualizada em 24-01-2022 ou à sua versão áudio, de 31-01-2022.

Porto, 8 de fevereiro de 2022

SCROLL TO TOP