Foi concluído, em março de 2019, mais um projeto de tratamento arquivístico do Arquivo Distrital do Porto, que resultou na disponibilização de mais um fundo documental para consulta pública: o fundo da Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS)

Este projeto, inserido na XIX CONVOCATÓRIA IBERARQUIVOS-PROGRAMA ADAI – 2016/17 e intitulado “Profilaxia e Saúde Pública em Portugal e no Mundo: campanhas, evidências e memória”, permitiu tratar 699 processos, 211 cartazes sem moldura e 45 cartazes emoldurados, 2.804 fotografias, 1.090 negativos e 767 diapositivos da LPPS, cuja documentação se encontra depositada no Arquivo Distrital do Porto desde dezembro de 2014.

A comparticipação de 2.500 euros permitiu exclusivamente a aquisição de material de conservação, tendo o ADP disponibilizado os restantes recursos materiais, técnicos e humanos à concretização do projeto.

O tratamento de conservação consistiu na higienização dos processos, que contemplou a remoção de capas, de poeiras soltas e aderentes e de todos elementos metálicos oxidados; a planificação das partes dobradas/ vincadas e consolidação das folhas mais danificadas e frágeis, sempre que necessário; bem como o reacondicionamento dos documentos e peças intervencionados. Todas as operações de conservação foram executadas com recurso à utilização de materiais e equipamentos adequados à preservação de documentos tradicionais.

O tratamento técnico arquivístico consistiu na organização do fundo de arquivo com base em critérios orgânico-funcionais, o que resultou na criação de uma estrutura arquivística hierárquica; na descrição dos processos ao nível do inventário e das peças (cartazes) ao nível do catálogo, na aplicação digitar e na colocação de referências e de cotas na documentação.

A partir do site https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/ já é possível explorar todas as unidades de descrição criadas, nomeadamente: 3 secções, 2 subsecções, 27 séries, 58 subséries, 790 unidades de instalação e 270 documentos simples.

Para aceder aos registos descritivos, basta entrar em Pesquisa Avançada, escrever no título a palavra Liga, selecionar nos Níveis de Descrição, a expressão Fundo, e clicar em Pesquisar.

 

 

Porto, 15 de abril de 2019

SCROLL TO TOP