Realiza-se, no próximo dia 20 de outubro (sexta-feira), às 14h30, no Arquivo Distrital do Porto, a apresentação pública do projeto “Em CONFRONTO pela Liberdade: acesso e salvaguarda da memória de uma cooperativa cultural portuense (1966-1972)”.

O projeto, cofinanciado pelo IBERARCHIVOS - Programa ADAI, permitiu adquirir material de conservação adequado, com vista ao tratamento técnico arquivístico e de conservação de 100% do acervo da Cooperativa Confronto, doado ao Estado Português, em 2014, por Mário Brochado Coelho.

A sensibilidade do doador aliada a uma adequada intervenção técnica permitiram a salvaguarda da memória institucional da Cooperativa, bem como a sua comunicação ao público, num total de 2324 representações digitais associadas a 492 referências arquivísticas, atualmente disponíveis para consulta e descarregamento gratuito em http://pesquisa.adporto.pt.

Parte do acervo original poderá ser visto ou revisto numa mostra documental inédita, que reunirá algumas das muitas evidências de uma intensa atividade, que se prolongou ao longo de apenas 6 anos, e que contou com o envolvimento de algumas individualidades conhecidas, como Francisco Sá Carneiro, Pedro Henrique Andresen van Zeller, Jorge Manuel Jardim Gonçalves, Artur Eduardo Brochado dos Santos Silva, Helena Sacadura Cabral, Sophia de Mello Breyner, entre outros.

No mesmo dia, e para assinalar o dia do Arquivista, o ADP promove também uma visita orientada às suas instalações, no âmbito do projeto Consultório no Arquivo. Esta visita, com início às 10h00, é gratuita mas carece de inscrição obrigatória pelo email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Porto, 11 de outubro de 2017

SCROLL TO TOP