Depois de uma 1.ª sessão, em 29 de março, focada nos “Reflexos de Guerra nos fundos do ADP”, segue-se, a 31 de maio, também no ADP, uma 2.ª conversa com o tema “Fontes e Caminhos para o Conhecimento da História da Família”.

Estas “conversas às quatro” pretendem estimular o diálogo e a partilha de experiências entre investigadores, jornalistas e autores que utilizaram, nos seus trabalhos, documentos de arquivos públicos ou privados.

Privilegiando as fontes documentais custodiadas pelo ADP, estes encontros visam ainda divulgar, através de abordagens temáticas, os fundos arquivísticos atualmente acessíveis ao público em geral via web, bem como a sua reutilização enquanto fontes de conhecimento rigorosas e fidedignas. Neste caso concreto, serão ainda referidos outros caminhos passíveis de serem traçados na investigação a partir de fontes primárias.

A finalizar o mês dedicado à família, que no caso do Porto está ser ainda assinalado pela realização do curso livre de Genealogia, esta conversa contará com a presença de José António Reis, genealogista e autor de várias obras de Genealogia, e Teresa Araújo, responsável pelo Arquivo Municipal da Póvoa de Varzim e doutoranda em História, atualmente a preparar a sua dissertação a partir de um arquivo de família. A moderação ficará a cargo de Henrique Dias, vice-presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Distrital do Porto.

Público-alvo: professores, investigadores, estudantes e público em geral

Local e hora: Arquivo Distrital do Porto, às 16 horas

Duração: 1-2 horas

Sessões previstas para 2017: 29 de março | 31 de maio | 25 de outubro | 29 de novembro

Entrada livre

Porto, 17 de maio de 2017

SCROLL TO TOP