25 ANOS > 25 TEMAS

Tema 5 – Outros suportes de arquivo

Os arquivos resultam da atividade humana e são prova, testemunho e informação, materializando-se em evidências únicas que podem existir nos mais variados suportes.

Menos tradicionais, mas igualmente surpreendentes e devidamente contextualizados, apresentamos, no confinamento de apenas uma vitrina, algumas peças que, não sendo em papel ou pergaminho, são documentos de arquivo, fazendo parte integrante dos mais de 700 fundos documentais custodiados pelo ADP.

E reforçamos que um documento de arquivo é, segundo a definição do Conselho Internacional de Arquivos, a «informação registada, produzida e/ou recebida na iniciação, condução ou finalização de uma atividade institucional ou individual compreendendo suficiente conteúdo, estrutura e contexto para constituir evidência dessa mesma atividade».

 

 Documentos em exposição

 

Alpercatas em madeira

PT/ADPRT/ASS/LPPS/DIR/013-006/000271

Par de alpercatas / alpergatas em madeira, afixadas por parafusos metálicos em suporte para pendurar horizontalmente, em madeira e cortiça. Produzidas na sequência da Campanha do “Pé de descalço”, inserem-se no fundo da Liga Portuguesa de Profilaxia Social.

 

Cassetes das homilias do Padre Mário Pais de Oliveira

PT/ADPRT/JUD/TPPRT/044/00087

O processo de querela do Padre Mário Pais de Oliveira insere-se no fundo do Tribunal Plenário do Porto. As cassetes constituem as provas apreendidas.

 

Fita magnética de rolo

PT/ADPRT/ASS/AMPTRDA-NP/00022a

Intitulada Deutsch Für Sie Band 2, trata-se um registo áudio com textos e exercícios para aulas avançadas de alemão. Insere-se no fundo da Associação de Amizade Portugal - República Democrática Alemã (RDA) - Núcleo do Porto.

 

Slides

PT/ADPRT/AC/FFH-SAALN/DP-MNB/029/15.017.001

Coleção de 20 slides numerados de 1 a 20, contendo os Estatutos da Associação de Moradores de São Pedro de Espinho. Pertence ao fundo do Fomento da Habitação, subfundo do Serviço de Apoio Ambulatório Local/Zona Norte.

 

Bloco de impressão tipográfico

PT/ADPRT/AC/FFH-SAALN/OPT-ZIMTS_SHRA/017/15.029.001

Contém a inscrição: “Associação Operária 26 de janeiro” e “2 anos em luta pela habitação na Senhora da Hora”. Pertence ao fundo do Fomento da Habitação, subfundo do Serviço de Apoio Ambulatório Local/Zona Norte.

 

Amostras de tecidos

PT/ADPRT/EMP/SIM/DC-CDCP/179/1007

Estas amostras de tecidos e fios faziam parte do processo de conceção de novos produtos na Sociedade Industrial do Mindelo, que laborou entre os anos 40 e 90 do século XX. O seu arquivo foi doado ao ADP em 26 de Maio de 2010.

 

Objetos usados para preparar as medalhas de identificação das crianças da Casa da Roda do Porto

PT/ADPRT/ACD/CRPRT/ADM/000002 - medalha de identificação por prensagem

PT/ADPRT/ACD/CRPRT/ADM/000003 – alicates

PT/ADPRT/ACD/CRPRT/ADM/000009 a 000012 - Punções ou marcadores numéricos usados para carimbar o número de identificação da criança na medalha de identificação

 

Porto, 9 de julho de 2020

SCROLL TO TOP