Está formalizado o contrato de depósito de documentação estabelecido entre a DGLAB- Arquivo Distrital do Porto e a Liga Portuguesa de Profilaxia Social.

A Liga Portuguesa de Profilaxia Social (LPPS) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, existente desde 1924, que tem como missão promover a saúde pública e o bem-estar social dos cidadãos e de comunidades.
Graficamente apelativa e com uma grande variedade de formatos, o acervo da LPPS é constituído por documentação de arquivo (produzida e recebida no âmbito das suas funções, desde a década de 1920), cartazes de sensibilização (das mais variadas proveniências e nos mais diversos idiomas), álbuns de fotografias respeitantes às campanhas de rua e ao trabalho desenvolvido no terreno pelos profissionais da Liga, suportes áudio e audiovisuais, entre muitos outros.

Para além de se enquadrar nos princípios orientadores da política nacional de aquisições, convém reforçar a importância desta documentação e o seu elevado potencial para investigação histórica, na medida em que a LPPS, apesar de situada na cidade do Porto, é uma Instituição de âmbito nacional, pioneira na sua área de atividade, contendo documentação única e insubstituível pela História da saúde pública em Portugal e no Mundo.
A documentação será sujeita a avaliação e prevê-se a sua entrada no Arquivo Distrital do porto e início de tratamento técnico já durante este ano, com vista à sua disponibilização para consulta o mais brevemente possível.

Porto, 10 de fevereiro de 2015

SCROLL TO TOP