O fundo arquivístico da “Sociedade Clemente Menéres, Limitada” (PT/ADPRT/EMP/SCM) já se encontra disponível para consulta pública.

 

Foi depositado no dia 2 de agosto de 2018, representado pelo sócio gerente João Pedro Menéres e teve como objetivo a salvaguarda, preservação e acesso à memória desta sociedade e da atividade empresarial de Clemente Joaquim da Fonseca Guimarães Menéres.

Esta empresa familiar foi a primeira sociedade de responsabilidade limitada constituída em Portugal no âmbito da exploração agrícola.

Clemente Menéres desejando conservar indivisíveis as propriedades que detinha em Trás-os-Montes (Romeu, Mirandela), nas quais se incluíam cerca de 200 mil pés de sobreiros, registou a 18 de dezembro de 1902 esta sociedade comercial por quotas.

O fundo contém documentação administrativa e financeira produzida e acumulada no decurso da atividade diária desta sociedade até 1974. A empresa ainda se mantém em atividade e possui a sua sede na Calçada de Monchique, n.º 5.

No tratamento realizado, verificou-se que existia documentação anterior à constituição da sociedade. Esse arquivo pessoal (PT/ADPRT/PSS/CM) é composto maioritariamente por registos contabilísticos que foram produzidos e acumulados no decurso da administração empresarial de Clemente Menéres, para o controlo e gestão pelo próprio das empresas antecessoras da “Sociedade Clemente Menéres, Limitada”.

Este projeto arquivístico será divulgado no final deste ano através da realização de uma conferência e mostra documental.

Consulte o fundo PT/ADPRT/EMP/SCM através do link: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1784662

Consulte o fundo PT/ADPRT/PSS/CM através do link:

https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1814491

 

Porto, 11 de março de 2020

 

SCROLL TO TOP