O Arquivo Distrital do Porto lançou este dia 3 de março o projeto 25 anos > 25 temas.

O projeto pretende celebrar os 25 anos da transferência do ADP para parte do Mosteiro de S. Bento da Vitória com a disponibilização de um conjunto de documentos originais, organizados em torno de 25 temas, colocados em exposição na entrada do Serviço de Referência.

O primeiro tema incide sobre "As carquejeiras do Porto" e surge no seguimento da inauguração da estátua de Homenagem às Carquejeiras, no passado dia 1 de março, e  ainda com o intuito de divulgar o programa do Farol de Ideias, que será transmitido no próximo dia 8 de março (dia da Mulher), às 19:40, na RTP2, com o título "Carquejeiras - as escravas do Porto".

Este documentário usou fotografias do fundo da Liga Portuguesa de Profilaxia Social, cujo arquivo histórico se encontra em depósito, neste Arquivo Distrital, desde 2015. Link para o fundo: https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/details?id=1672374.

Conhecidas também como "ouriços humanos", estas mulheres transportavam, diariamente, cerca 60 quilos de carqueja às costas. Este trabalho escravo terá existido desde meados do século XIX até aos anos 50 do século passado, por percurso trilhado ao longo da marginal do Rio Douro, desde o concelho de Gondomar, pela íngreme Calçada da Corticeira, até à Alameda das Fontainhas e depois pela cidade fora.

A carqueja destinava-se a ser usada como combustível nos fornos das padarias e nas lareiras das casas burguesas.

Partilhamos, por último, algumas referências arquivísticas sobre esta temática AQUI, cujos documentos podem ser consultados presencialmente no nosso Serviço de Referência e Leitura. 

Porto, 04 de março de 2020

SCROLL TO TOP