Pesquisa e Leitura

Seja bem-vindo à Sala de Referência e Leitura Virtual do Arquivo! Encontra-se no espaço onde pode aceder a diversas funcionalidades. Todo o seu relacionamento com o ADP passará por aqui.

 

 

Conheça os Projetos do ADP

Neste espaço, poderá conhecer os vários projetos do ADP, os já realizados ou ainda em curso. Surpreenda-se!
Este mês, "Consultório no Arquivo"

 

Conheça o Site do Projeto {Do}ação

 Conheça o nosso projeto {DO}AÇÃO e ajude-nos a resgatar o Passado, a criar Património e a proteger o Futuro. 

...

Arquivo Distrital do Porto - Projetos

Tome-se uma ideia, conceito, perspetiva... sedimente-se lentamente, contendo a ansiedade da ação. Definam-se criteriosamente os seus limites... construa-se laboriosa e pacientemente uma complexa e sólida estrutura de apoio, definam-se métodos, estabeleçam-se prazos, inicie-se o processo continuamente acarinhado... removam-se obstáculos, flexibilizem-se táticas... 

Colham-se os frutos... Um organismo vivo deve criar mais-valia das suas funções através de intervenções dirigidas e estruturadamente planificadas.
No ADP consideramos a conceção, planificação e gestão de projectos como uma vertente funcional nuclear na qual empenhamos profundamente os recursos e as pessoas.

"Metamédia - Meta-informação para Arquivos Multimédia" O ADP colaborou com o INESC/Norte no projeto Metamédia - Meta-informação para Arquivos Multimédia, sobre preservação de componentes multimédia. Este projeto foi apoiado pelo PRAXIS e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

 

Uma Cidade em (r)evolução: recuperação do núcleo documental do SAAL/Norte(2001) Apoios: Porto 2001 Capital da Cultura O Serviço de Apoio Ambulatório Local existiu integrado no extinto Fundo de Fomento para a Habitação, entre 1974 e 1976. O núcleo documental sobrevivente encontra-se disperso por várias instituições e pessoas e inacessível a investigadores e público em geral.
O objetivo do projeto consistiu em localizar e reunir a documentação SAAL/Norte, proceder ao seu tratamento arquivístico, digitalização e acessibilização das descrições e imagens.
Foi realizada uma exposição e elaborado um CD multimédia contendo imagens de documentos e textos, depoimentos e filmes relativos ao processo SAAL/N.

 

O Arquivo pessoal de Eça de Queirós
(1997-1998) Apoios: Inventário do Património Cultural e Fundação Eça de Queiroz. O Arquivo Pessoal de Eça de Queirós, assim com o Arquivo de Família de Eça e Condes de Resende e ainda o Arquivo Pessoal de António Eça de Queirós (filho de Eça) foram tratados entre 1997 e 1998 no ADP ao abrigo do protocolo estabelecido com a Fundação Eça de Queiroz e o Inventário do Património Cultural. As descrições arquivísticas elaboradas estão acessíveis através da pesquisa do ADP.
Foi elaborado um CD multimédia, no ano 2000, integrando os dados recolhidos através de motor de pesquisa e contextualização multimédia de vários percursos e atividades de Eça.

 

DigitArq - Produção, Conversão e Gestão de Conteúdos Digitais de Arquivo
(2003-2004) Prémio Fernandes Costa – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP atribuído ao Arquivo Distrital do Porto. A edição de 2004 do Prémio Fernandes Costa, promovido pelo Instituto de Informática, contemplou o trabalho “DigitArq: do arquivo digital ao utilizador”, considerado o que melhor responde à «inovação e contributo para o desenvolvimento da Sociedade da Informação». Apoios: Programa Operacional da Cultura Reconversão de instrumentos de pesquisa antigos (impressos e digitais) existentes no ADP através de aplicação de DTD EAD e tecnologias XML e acessibilização (pesquisa e vizualização) local (intranet) e remota (Internet)
Objectivos
1) Unificar a informação contida em instrumentos de pesquisa dispersos e não normalizados de acordo com normas de descrição internacionais (ISAD e EAD), disponibilizando-a seguidamente através de uma base de dados nas instalações do ADP e através da Internet.
2) Desenvolver uma interface para gestão de cadeia de digitalização que inclua reconhecimento ótico de carateres Etapas:
1. Importação de instrumentos de pesquisa em formato electrónico para formatos XML.
2. Conversão de material papel a formato digital (digitalização e OCR/ICR).
3. Desenvolvimento de interfaces de marcação.
4. Marcação dos textos obtidos de acordo com ISAD e EAD e através de tecnologia XML.
5. Importação para base de dados desenvolvida em SQL Server. Se pretender obter mais informação tem disponíveis para descarregar os seguintes relatórios:
Relatório final sobre módulo de descrição (ficheiro pdf)
Relatório final sobre o módulo de gestão de objectos digitais - GOD (ficheiro zip)
Relatório final sobre o módulo de pesquisa web (ficheiro pdf)
Relatório final sobre o processo de conversão OCR (ficheiro pdf) If you want more information, please click here.

 

Consulta Real em Ambiente Virtual
(2006-2007) O projeto pretende colocar à disposição dos utilizadores, sem horários, os serviços do Arquivo, através da Internet. Apoios: Programa Operacional da Cultura O projeto visa a criação de uma sala de referência e leitura virtual com as funções das salas atualmente existentes, fisicamente, nos arquivos. O utilizador poderá, assim, ter acesso 24 horas por dia e durante toda a semana aos documentos e à generalidade dos serviços prestados por um arquivo e às novas funcionalidades que o uso das TIC permite. Já não se trata apenas de efectuar pesquisas na base de dados de descrição arquivística mas de poder efectuar reserva de documentos para consulta, pedir pesquisas e reproduções, certificadas ou não, em papel ou num ficheiro digital, … e não ter que esperar pelo correio!
O projeto prevê a reformulação completa do sítio do Arquivo Distrital do Porto na Internet e o desenvolvimento de uma intranet no Arquivo, “instrumentos” que suportarão a sala virtual. Por via deste projeto, os próprios utilizadores presenciais (os que se deslocam ao Arquivo) passarão a ter acesso aos documentos e aos serviços no mesmo ambiente, através da intranet do Arquivo.

 

Digitalização de registos paroquiais
(2006 - ___) O Arquivo Distrital do Porto (ADP) tem já disponível para consulta em linha a reprodução digital dos registos de algumas paróquias a partir de 1860.
O Arquivo está a reforçar o ritmo de disponibilização de imagens digitais de documentos, acessíveis através dos resultados da pesquisa efetuada pelo utilizador. Este incremento da oferta através da Internet incide principalmente sobre os registos paroquiais (batismos, casamentos e óbitos) e ocorrerá ao longo de 2007.
Com um clique, pode escolher que a sua pesquisa incida apenas nos documentos que têm já reprodução disponível.
Este projecto visa a digitalização e a disponibilização em linha de todos os registos paroquiais do Distrito do Porto. Colaboração: Sociedade Genealógica do Utah

 

SCROLL TO TOP